quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Exibição de filmes vencedores do Prémio Lux nos Açores



O papel do cinema na nova dinâmica cultural na União Europeia é o tema central de um debate que o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal promove sexta-feira em Ponta Delgada, nos Açores, numa iniciativa de divulgação do Prémio Lux.
A conferência, realizada em parceria com a Azores Film Comission, vai analisar "O cinema enquanto veículo de comunicação - a cultura na construção de uma identidade europeia" e decorrerá no Teatro Micaelense.
Os eurodeputados Maria do Céu Patrão Neves (PSD) e Luís Paulo Alves (PS) e a deputada, actriz e realizadora Inês de Medeiros são os intervenientes neste debate, que contará também com a presença de André Bradford, secretário regional da presidência do governo dos Açores.
Paralelamente a esta iniciativa, vai decorrer até 16 de Dezembro, em S. Miguel e na Terceira, um ciclo de cinema com os filmes vencedores do Prémio Lux, criado em 2007 pelo Parlamento Europeu para afirmar o seu compromisso com a indústria cinematográfica europeia.
O prémio pretende fomentar a livre circulação de filmes na União Europeia premiando anualmente uma película que promova o debate sobre os valores e a diversidade que caracterizam a União Europeia. O filme vencedor recebe apoio financeiro para a sua legendagem nas 23 línguas oficiais da União Europeia, a distribuição no espaço europeu e a adaptação da versão original para pessoas com deficiência visual e auditiva.
O ciclo de filmes premiados vai apresentar as películas "O Silêncio de Lorna", de Luc e Jean-Pierre Dardenne, "O Outro Lado", de Fatih Akin, e "Welcome", de Philippe Lioret, que venceram as três primeiras edições.
No início de 2011 será exibido nos Açores o filme "Die Fremde", de Feo Alagad, que venceu o Prémio Lux 2010. Este filme, realizado pela primeira mulher que recebeu o galardão, retrata uma família turca que vive na Alemanha e o drama dos crimes de honra.

(Fonte: TVI24)

Sem comentários: