sábado, 6 de novembro de 2010

Aconselhamento em Lisboa e Porto sobre "Como Vender na Turquia"

A Turquia, principal elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente na Europa, tem-se regido em termos de política económica pelo processo de adesão à União Europeia (UE), com as implicações que isso tem no que concerne a uma maior abertura ao exterior, uma mais exigente disciplina fiscal, um aumento das privatizações e uma maior transparência na despesa pública e nas reformas em curso.
A importância do comércio externo para a Turquia tem vindo a aumentar, pois o desenvolvimento económico do país envolve um fluxo contínuo de importação de bens de equipamento e tecnologia tendo as importações, já em 2010, crescido 33 por cento.
No que respeita a oportunidades de negócio de grande potencial para as empresas portuguesas na Turquia, e feito o cruzamento entre a procura turca e a oferta portuguesa, destacam-se os sectores da construção, do têxtil, dos automóveis, das TIE’s, das máquinas, do material eléctrico, dos plásticos, dos produtos farmacêuticos, dos instrumentos e aparelhos de óptica e do papel.
Em relação aos sectores de oportunidade atrás referidos, constata-se o ainda baixo grau de penetração dos produtos portugueses no mercado turco.
Na área do investimento, a estabilidade política e macroeconómica e os esforços feitos no sentido da melhoria nos custos de contexto e nas garantias ao investidor, da simplificação administrativa e a política de aproximação à UE, converteram a Turquia num dos principais países receptores de fluxos de investimento directo estrangeiro.
Neste momento, já estão instaladas na Turquia dez empresas portuguesas, registando-se ainda, diversas intenções de investimento, incluindo de PME. As oportunidades mais atractivas, pelo seu elevado potencial para as empresas portuguesas, situam-se nos seguintes sectores: energia, turismo, automóvel e meio ambiente.
É neste contexto de mercado que a AICEP Portugal Global, vai realizar o “Como Vender na Turquia” que terá lugar em Lisboa, a 8 e 9 (manhã) de Novembro para as empresas sedeadas até Leiria, e no Porto a 11 (tarde) e 12 de Novembro, para as empresas sedeadas a norte de Leiria.
Esta acção visa responder a questões concretas colocadas previamente pelas empresas, e prestar aconselhamento personalizado sobre o funcionamento do mercado turco. A iniciativa traduz-se em reuniões individuais de cerca de 45 minutos das empresas com o responsável da AICEP em Istambul, Dr. João Mota Pinto.

(Fonte: ATP)

Sem comentários: