sábado, 5 de junho de 2010

Cinema turco no Festroia


A 26.ª edição do Festroia, Festival Internacional de Cinema de Setúbal, realiza-se este ano de 4 a 13 de Junho e contará com mais de 180 filmes, oriundos de cerca de 40 países. 

O festival deste ano conta com as quatro secções competitivas habituais: Secção Oficial, Primeiras Obras, Independentes Americanos e O Homem e a Natureza, e com diversas mostras não competitivas, entre as quais a Homenagem à Eslováquia e o ciclo de Histórias da Resistência, composto por filmes sobre homens e mulheres que, por toda a Europa, serviram de exemplo ao lutarem, de forma determinada, contra os mais variados tipos de opressão. De realçar ainda a pequena mostra de Grandes Realizadores Europeus, que exibirá filmes do Português Manoel de Oliveira, do Grego Theo Angelopoulos, do Finlandês Mika Kaurismaki e do Holandês Jos Stelling, que estará presente no Festroia para desempenhar as funções de presidente do Júri Oficial. 

A Turquia estará presente no festival com dois filmes: "Man on the Bridge" de Aslı Özge, na secção Primeiras Obras, e a curta-metragem "The Remorse" de Nail Pelivan e Turgut Baygın, na secção O Homem e a Natureza.

Sem comentários: