sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia da Turquia na Universidade Fernando Pessoa


A Universidade Fernando Pessoa vai celebrar o Dia da Turquia. Trata-se de um evento dedicado à divulgação da cultura, economia e questões da actualidade relativas à Turquia. A Turquia é actualmente uma importante realidade política e económica no mundo, é ainda uma potência regional, assim como um exemplo de estabilidade política para a região, a isto podemos acrescentar o estatuto de provável futuro candidato à integração europeia. É um país fundamental no diálogo Ocidente-Oriente e uma ponte de passagem entre civilizações.

Justificação
A Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi pioneira na criação de acordos de cooperação académica com universidades turcas, com um intercâmbio activo de estudantes e docentes, assim como foi uma das universidades pioneiras a criar um ciclo de estudos dedicado às relações internacionais com o mundo islâmico.

Neste enquadramento, faz todo o sentido a UFP continuar a ser uma importante ponte de conhecimento académico entre Portugal e Turquia. Um evento como este, para além de apelar a um público académico, pode ainda apelar a um espectro muito mais abrangente da sociedade.

27 de Abril

18.30 Seminário: Portugal e a Turquia

Salão Nobre da UFP

Prof. Salvato Trigo

Embaixador da Turquia em Portugal Dr. Kaya Türkmen

19.30 Seminário: Turquia e o Futuro

Salão Nobre da UFP

Prof. Doutor Ivo Sobral

Tenente-coronel Jorge Rodrigues, autor de "Turquia: País-Ponte Entre Dois Mundos".

Dr. Ali Akça, presidente da Associação de Amizade Luso-turca

No final será oferecido a todos os presentes chá tradicional turco.

Organização: Prof. Doutor Ivo Sobral


(Fonte: UFP)

Sem comentários: