sábado, 6 de março de 2010

Museu de Etnografia de Ancara (Ankara Etnografya Müzesi) III: Metais












Alguns artefactos de metal presentes no Museu de Etnografia de Ancara.

A Anatólia é muito rica em minério, e por isso a tradição da arte do trabalho do metal tem uma longa história. Antes dos túrquicos virem para a Anatólia, já produziam utensílios de metal na Ásia Central. Quando os Túrquicos se tornaram muçulmanos, começou um período florescente na arte do trabalho do metal.
São utilizados diversos metais na arte turca do trabalho do metal, como ouro, prata, cobre e bronze, e as técnicas de ornamentação consistem em gravura, relevo, filigrana, esmalte, entre outras.
Os Seljúcidas da Anatólia contribuíram para o desenvolvimento da arte do trabalho do metal no que diz respeito às técnicas, materiais e ornamentação.
Durante o período otomano, as minas de cobre foram intensamente exploradas na Anatólia e nos Balcãs, assim a arte do trabalho do metal nesse período atingiu um alto nível de qualidade. Por um lado, artefactos de prata e ouro de grande qualidade eram produzidos principalmente para o palácio. Por outro lado, muitos objectos de cobre de uso quotidiano estavam presentes em praticamente todas as casas. Os grandes centros produtores de muitos utensílios de cozinha de uso quatidiano eram Diyarbakır, Tokat, Trabzon, Erzincan, Kayseri, Kastamonu, Bursa, Istambul, Edirne e Sarajevo. Esses objectos eram decorados geralmente com motivos florais como folhas, ciprestes, tulipas, mas também romãs.
O Museu de Etnografia de Ancara possui uma rica colecção de artefactos de metal datados do período seljúcida e otomano.

Sem comentários: