terça-feira, 30 de março de 2010

Grupo Dançando com a Diferença com Coreografia de Rui Horta actuou em Istambul


A coreografia “Beautiful People”, de Rui Horta, pelo Grupo Dançando com a Diferença marcou a abertura do "Festival Çılgın Sanat", que decorre na Turquia, o âmbito da "Istambul 2010 – Capital Europeia da Cultura".
Segundo Henrique Amoedo, director artístico da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, o Teatro Uskudar Tekel Sahnesi (palco do festival) esteve sobrelotado, salientando que "a coreografia de Rui Horta foi aplaudida por vários minutos".
"A apresentação dos Madeirenses da Dança Inclusiva (no dia 26 de Março) foi precedida dos discursos oficiais de abertura do festival que tem como foco a inclusão através da arte", contou.
Beyhan Murphy, director do departamento de artes performativas e Osman Ince, assistente do Secretário Geral da "Istambul 2010 – Capital Europeia da Cultura", falaram da "importância da arte no processo de inclusão das pessoas com deficiência e Ani Haddeler Pekman, coordenadora do projecto Çılgın Sanat, referiu a importância deste espaço no âmbito da Istambul 2010 para o intercâmbio de experiências e a criação de uma maior visibilidade para os grupos inclusivos".
O programa do festival estende-se até o próximo dia 31 de Março com apresentações de Teatro e Dança, por grupos oriundos da Espanha, Bélgica, França, além dos próprios anfitriões. Catorze elementos integram a equipa do Grupo Dançando com a Diferença, que já regressou à Madeira, entre eles, a presidente da AAAIDD, Cecília Berta Pereira.
Para Henrique Amoedo, esta deslocação à Turquia "é mais um importante passo na trajectória do Dançando com a Diferença. A almejada internacionalização de algum tempo atrás é algo concreto actualmente. Agora há que manter e fortalecer este estatuto, mas também há muito trabalho de base para ser feito com os demais grupos que compõem a estrutura da AAAIDD, nomeadamente os Grupos Júnior, Sénior e o mais recente, o Grupo Dançando com a Diferença". As próximas apresentações do Grupo Dançando com a Diferença estão agendadas 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, no seu local de residência, o Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, onde irão estrear a coreografia "Romeu e Julieta", de Arthur Pita.
"Beautiful People" teve a sua estreia em 2008 no Centro das Artes - Casa das Mudas. Posteriormente, subiu a palcos nacionais e internacionais, tais como Teatro Garcia Resende (Évora), Teatro Camões (Lisboa), e em Roterdão, Holanda.

(Fonte: Jornal da Madeira)

1 comentário:

Lídia Lopes disse...

Parabéns por existirem e pelo sucesso do vosso espectáculo. Votos de continuação de muito sucesso!