sexta-feira, 19 de março de 2010

Dois filmes de Nuri Bilge Ceylan, hoje no CCB

A pequena Cidade (Kasaba, 1997) e Nuvens de Maio (Mayıs Sıkıntısı, 1999) do realizador Nuri Bilge Ceylan, serão exibidos hoje, respectivamente, às 18.00 e às 21.00 no Centro Cultural de Belém (CCB).


"Kasaba" tem argumento e realização de Nuri Bilge Ceylan, e conta no elenco com Mehmet Emin Toprak, Mehmet Emin Ceylan, Fatma Ceylan, Semra Yılmaz, Havva Sağlam, Sercihan Alevoğlu, Muzaffer Özdemir, Latif Altıntaş e Cihat Bütün. É um filme de excepcional beleza monocromática que foi premiado, nomeadamente, no Festival de Cinema de Berlim com o prémio Caligari.

Em "Mayıs Sıkıntısı", Nuri Bilge Ceylan também realizou e escreveu o argumento. Compõem o elenco, Mehmet Emin Toprak, Mehmet Emin Ceylan, Muzaffer Özdemir, Fatma Ceylan, Mehmet Emin Toprak, Muhammad Zimbaoğlu e Sadik Incesu.
Ganhou muitos prémios nacionais e internacionais e fez parte da Selecção Oficial do Festival de Cinema de Berlim.
São dois filmes de grande beleza e simplicidade. A fotografia, tal como em todos os filmes de Ceylan, que também é fotógrafo, é belíssima. A não perder!

A título de curiosidade, o actor Mehmet Emin Toprak, que também participou em outro filme de Ceylan, Distante (Uzak, 2002), faleceu em 2002. Fatma Ceylan e Mehmet Emin Ceylan são os pais de Nuri Bilge Ceylan.

Sem comentários: