sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vizinhos - Turquia: Outro Lado da Europa dia 17 na RTP 2

O documentário "Vizinhos - Turquia: Outro Lado da Europa", será exibido no dia 17 de Fevereiro, às 23.40 horas, no canal 2 da RTP.

Aborda a luta das mulheres turcas pela liberdade com Esmeray, feminista e activista do movimento LGBT, e as principais conquistas das mulheres com Yeşim Arat, autora de “Mulheres Islâmicas na Política Turca”, que também fala sobre a institucionalização do secularismo. Em Diyarbakır, cidade do sudeste da Turquia de maioria curda, é retratada a Marcha das mulheres durante o Fórum Social da Mesopotâmia, para além de uma entrevista com Melek, activista feminista, e com Osman Baydemir, presidente da Câmara eleito pelo DTP, o partido pró-curdo que foi banido logo após a conclusão deste documentário. Osman Akınay, editor e escritor, fala sobre as características do Estado e os efeitos dos golpes militares. Os músicos que integram o grupo Baba Zula falam sobre a produção musical e cultural na Turquia.

Ficha técnica:

Autoria: Maral Jefroudi e João Romão

Produção: Maral Jefroudi e João Romão

Realização: Maral Jefroudi e João Romão

Fotografia: Vico Ughetto

Música: Baba Zula

(Fonte: RTP)

1 comentário:

Diana Rosa disse...

Documentário bastante interessante, que eu não perdi. E foi assim que fiquei a conhecer um pouco melhor a Turquia, um país que ultimamente me tem chamado a atenção, mas sobre o qual não sei muita coisa.

Aproveito para lhe dar os meus parabéns pelos seus blogs, pois parecem uma mina fantástica para quem quer conhecer um pouco melhor a cultura e a realidade turca. =) Obrigada por partilhar tanta coisa interessante.

Continuação de um bom trabalho.