domingo, 29 de novembro de 2009

Português realiza documentário sobre a Turquia

O Português João Romão realizou o documentário "Vizinhos - Turquia: Outro lado da Europa", juntamente com Vico Ughetto e Maral Jefroudi.
O filme poderá ser visionado no canal dois da televisão pública portuguesa (RTP2) na primeira semana de Janeiro de 2010 no dia 17 de Fevereiro de 2010 às 23.40 horas, e conta com a ajuda da visão de uma investigadora de uma universidade local.
O documentário foi filmado em Istambul e em Diyarbakır, cidade do sudeste da Turquia de maioria curda, onde a equipa aproveitou o facto de no passado mês de Setembro se ter aí realizado o Fórum Social da Mesopotâmia, para captar depoimentos sobre a discriminação da minoria curda no país.
O filme aborda ainda temas como os direitos da população LGBT, a igualdade de género e a relação com os Curdos. É também rico em imagens, não faltando alguns dos principais ícones de Istambul, como a basílica de Santa Sofia e o Grande Bazar.
A banda sonora esteve a cargo do grupo musical turco "Baba Zula", e o reponsável pela selecção musical foi Luís Varatojo do grupo "A Naifa".
O documentário será editado em DVD e traduzido para Português, Inglês e Turco. Está prevista a sua exibição na Turquia e a participação no European Independent Film (Paris) e no Documenta Madrid (Espanha).



terça-feira, 17 de novembro de 2009

25.º Bazar de Natal do Corpo Diplomático


Nos dias 20 e 21 de Novembro vai decorrer, no Centro de Congressos de Lisboa, o Bazar de Natal do Corpo Diplomático.
Esta inciativa é organizada pela Associação dos Cônjuges dos Diplomatas Portugueses (ACDP), que juntou um grande número de embaixadas e a representação da Região Autónoma dos Açores para uma venda de Natal a favor de instituições de apoio à terceira idade.
Assim, estarão à venda produtos oriundos dos quatro cantos do mundo, nomeadamente da Turquia.

Centro de Congressos de Lisboa
Praça das Indústrias, 1300-307 Lisboa (junto ao Hospital Egas Moniz)

Mais informações em ACDP.

(Fonte: Embaixada da Turquia em Portugal)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

IndieLisboa mostra cinema português na Turquia

Continuando a itinerância internacional da mais recente cinematografia portuguesa exibida no festival, o programa IndieLisboa Days – Portuguese Cinema On Tour vai ser apresentado nos dias 18 a 22 de Novembro em Istambul.
Apresentado em parceria com o Pera Museum, prestigiada instituição cultural da capital turca que organiza mostras de cinema com regularidade, o programa incluirá os documentários "Ruínas" de Manuel Mozos (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa 2009), "Movimentos Perpétuos" de Edgar Pêra (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa’06) e "Balaou" de Gonçalo Tocha (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa’07). Incluirá ainda a longa metragem de ficção "A Zona", de Sandro Aguilar, e um conjunto de curtas metragens que fizeram parte da programação do IndieLisboa’09: "Visionary Iraq" de Gabriel Abrantes, "Arca d’Água" de André Gil Mata, "Pássaros" de Filipe Abranches, "Um Roupão Vermelho Sangue" de Pedro Caldas e "Crime/Abismo Azul/Remorso Físico" de Edgar Pêra.

O projecto IndieLisboa Days – Portuguese Cinema On Tour tem o apoio do Instituto Camões.

(Fonte: IndieLisboa)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cinema turco: "Nefes"


"Nefes", o novo filme do realizador Levent Semerci, é um drama bélico turco que relata as vivências de um jovem turco através do seu alistamento, do seu primeiro contacto com a instrução e a disciplina militar, e do combate do seu pelotão contra os rebeldes curdos do PKK. "Nefes" ("Respiração") é a história das vivências, tristezas e alegrias, da luta pela vida de um destacamento de 40 homens comandados por um capitão. São 40 soldados que têm de defender uma estação de comunicação localizada a 2365 metros de altitude, na montanha de Karabal, uma zona cheia de guerrilheiros curdos do PKK.
O filme baseia-se no livro "Güneydoğu'dan Oykuler" ("Histórias do Sudeste") de Hakan Evrensel, uma colecção de contos baseados em memórias de pessoas que foram afectadas pelo terrorismo do PKK no sudeste da Turquia.