terça-feira, 27 de outubro de 2009

19.º Festival de Jazz Akbank (19.º Akbank Caz Festivalı)


Aconteceu em Istambul, entre 15 e 25 de Outubro, o 19.º Festival de Jazz Akbank. Tal como em todas as publicidades do Akbank, o vídeo de promoção deste evento primou pela originalidade e qualidade.

sábado, 17 de outubro de 2009

Músico francês de origem turca Ghédalia Tazartès actua hoje no Porto


Hoje, às 22 horas, a Culturgest Porto acolhe o músico francês de origem turca Ghédalia Tazartès, que apresenta o projecto Reines d'Angleterre, que dirige com dois artistas conterrâneos, él-g e Jo Tanz.
Artista francês de origem turca, nascido em 1947, Ghédalia Tazartès (voz, acordeão e harmónica) permanece, ao longo de aproximadamente três décadas de trabalho, uma figura incatalogável no panorama da criação sonora.
Dono de uma obra singular, tem vindo a empregar técnicas semelhantes ao longo do seu percurso, com alterações relativas de meios. Utiliza gravações de campo cortadas e coladas desde a época da fita, teclados e electrónica para resultados de um grão, estranheza e solenidade que lhe são muito particulares.
Com a voz, é ritualisticamente invadido por várias viagens internas, que o levam de um Francês real a um inventado, passando por uma série de outras línguas, umas existentes, outras obra dos momentos que decide desenhar. Formalmente, será dos trabalhos de exploração das possibilidades da voz, do discurso e do uso pós-concretista da língua mais relevantes das últimas décadas.
Procura tradições que incorpora, pegando em heranças - frequentemente com muitos pontos em comum - que atravessam o planeta, buscando o seu conjunto de formas. Mais do que um trabalho de sobreposição de referências e vocabulários ou, até, de uma amálgama amadurecida dos mesmos, cria o seu próprio país de tradições dentro de um outro continente cujo nascimento vai dependendo do seu contributo.
Livre de questões de identidade e filiação cultural, livre para ser de uma nova maneira.
Para a actuação desta noite, numa altura da sua carreira que sucede a um longo período sem se apresentar ao vivo, traz o projecto Reines d'Angleterre.
Tem sido este o foco das movimentações mais recentes de Tazartès, prosseguindo e progredindo no seu trilho e nas suas tradições e articulações, para sempre aparte, num conjunto de decisões que reafirmam, como poucos outros corpos de trabalho na música contemporânea, a importância da revelação da diferença entre cada ser humano.
Os bilhetes têm o preço único de cinco euros e podem ser adquiridos nas lojas Worten, Fnac e Bliss, nas agências Viagens Abreu, nas livrarias Bulhosa (Oeiras Parque e Centro Comercial Cidade do Porto), no Centro Comercial Dolce Vita, na MegaRede e em ww.ticketline.sapo.pt.

(Fonte: Jornal de Notícias)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Istanbul Sessions no Palácio de Cristal



Os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, recebem a partir de hoje, segunda-feira, a primeira edição do Festival Enorme. O certame, que se estende até quarta-feira, arranca às 22 horas com a actuação dos Portugueses Zelig. Os cabeças de cartaz de hoje são, contudo, os Alemães De Phazz, que sobem ao palco a partir da meia-noite. Para o dia de amanhã estão reservadas as actuações dos Portugueses Intersound, às 20 horas, seguindo-se, duas horas mais tarde, os Franceses Electro Deluxe. A noite fecha, às 24 horas, com os Istanbul Sessions, oriundos da Turquia, num espectáculo ao qual se junta Erik Truffaz.
Na quinta-feira, a partir das 22 horas, é a vez dos Portugueses Fanfarra Kaustika subirem ao palco. Duas horas mais tarde, começa o último concerto do festival, a cargo dos Franceses Ceux Qui Marchent Debout.
Além das atracções musicais, até dia 18 segue a Enorme Semana Cultural, que conta com a colaboração de várias Faculdades da Universidade do Porto.
Esta é a primeira edição de um festival que conta com o apoio da Câmara Municipal e Instituto Português da Juventude e cuja organização está a cargo da Associação de Estudantes da Escola Superior de Música e das Artes.

(Fonte: Jornal de Notícias)

domingo, 11 de outubro de 2009

Istambul dá novo fôlego aos "Hamam"



A cidade de Istambul está a recuperar uma tradição otomana. Trata-se da tradição dos banhos públicos turcos que caíram em desuso.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Amália Rodrigues na Turquia


Amália Rodrigues também actuou na Turquia, creio que em 1979.

Pode ver aqui fragmentos dessa actuação.