quarta-feira, 27 de maio de 2009

Participante portuguesa nas Olimpíadas da Língua Turca na televisão turca

Arranca hoje a 7ª edição das Olimpíadas da Língua Turca com participação portuguesa

Começa hoje, em Ancara, a 7ª edição das Olimpíadas da Língua Turca. O evento, que reune 115 países, entre os quais Portugal, prolonga-se até ao dia 10 de Junho. Os jovens participantes terão de prestar várias provas, todas elas em língua turca.
O calendário das actividades (em Turco) encontra-se disponível aqui.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Projecto Oojami no Festival Islâmico de Mértola

A vila de Mértola, a "Martulah" dos séculos XI e XII, quando era capital de um reino islâmico, recupera as cores, sons, cheiros e sabores árabes a partir de hoje e até Domingo, durante o Festival Islâmico.
O festival bienal, que vai na quinta edição, é promovido pelo município e recupera as vivências de Mértola quando era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
Com a iniciativa, as cores, os sons, cheiros e sabores árabes que há 1000 anos "alimentavam" o quotidiano da "Martulah" voltam a "invadir" a vila alentejana, trazendo para a actualidade a sua herança islâmica e as ligações com o Norte de África.
O tradicional "souk" (mercado) espalhado pelas ruas estreitas e íngremes do labiríntico centro histórico de Mértola volta a ser um dos principais atractivos do festival.
A música será também uma constante, com a animação permanente do "souk" pelo grupo de música tradicional de Marrocos Gnawa Al-Baraka e pelos sons luso-árabes de Eduardo Ramos.
A "banda sonora" das noites oferece uma mistura de sons de raiz árabe-andaluz, com os concertos de Dalloua (Egipto), Trifony (Marrocos e Espanha) e Umeya - Sabores de Al-Andaluz (Síria, Sudão e Espanha) quinta-feira, no castelo de Mértola.
Os concertos da Orquestra Feminina de Tetouan (Marrocos) e dos Les Boukakes (França, Argélia, Marrocos e Itália) são as ofertas da noite de sexta-feira, no Cais do Guadiana.
Este cais volta a ser o palco dos concertos de Sábado à noite dos projectos Basidou (Marrocos e Espanha) e Oojami (Turquia e Inglaterra).
Debates, gastronomia, artesanato, exposições de fotografia e ourivesaria, sessões de contos, uma feira do livro, oficinas de dança oriental, teatro, passeios pelo rio Guadiana e lançamentos de livros são outras das ofertas do festival.
No domingo à tarde, o Largo Vasco da Gama será palco do espectáculo de encerramento do quinto Festival Islâmico, numa mistura de música árabe e canto alentejano, através das actuações dos grupos corais "Guadiana" e "Os Caldeireiros", dos Gnawa Al-Baraka e modas de baile com o Grupo Coral Feminino e Etnográfico "As Papoilas".

(Fonte: Expresso/Lusa)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pinturas de Lisboa em Istambul




A exposição "Lisboa: Memórias de Outra Cidade" ou, em Turco, "Lizbon: Bir Başka Şehirden Hatıralar", foi inaugurada no dia 13 de Maio, no Museu Sakıp Sabancı, em Istambul, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na altura da sua visita oficial à Turquia.
A exibição foi organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, e apresenta a cidade de Lisboa através dos trabalhos de pintores portugueses que viveram entre o final do século XIX e o princípio do século XX.
Esta exposição foi inspirada em outra denominada "Evocações, Passagens, Atmosfera: Pinturas do Museu Sakıp Sabancı de Istambul", realizada pelo Museu Sakıp Sabancı e pela Fundação Calouste Gulbenkian e exibida em Portugal, em 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian. Essas pinturas retratavam o Bósforo e cenas da vida quotidiana de Istambul.
Ambas as exposições sugerem a analogia entre Lisboa e Istambul, duas cidades localizadas nos dois extremos opostos do continente europeu. A esse respeito, a directora do Museu Sakıp Sabancı, Nazan Ölçer, disse o seguinte: "Se existe neste mundo uma definição para 'alma gémea', deve de ter sido inventada para Istambul e Lisboa."



Algumas das obras em exibição nesta exposição:



João Vaz (1859-1931) O Agave


António Carvalho da Silva Porto (1850-1893) Beira-mar (Setúbal)


Abel Manta (1888-1982) Praça de Camões


José Malhoa (1855-1933) Praia das Maçãs


Mário Eloy (1900-1951) Peixeiras (estudo)


Carlos Botelho (1899-1982) Lisboa e o Tejo: Domingo


Carlos Botelho (1899-1982) Barcos

Mais informação aqui.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concurso europeu de cartoon do "Diálogo Intercultural" premiou cartunistas turcos em Lisboa

A exposição europeia de cartoon "Diálogo Intercultural", organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, com a colaboração da ACIDI, vai ser inaugurada esta 3ªfeira, dia 19, às 18h, na Estação do Rossio, em Lisboa.
A mostra é composta por mais de 130 desenhos e insere-se na Semana da Diversidade, iniciativa da ACIDI.
Durante a sessão inaugural far-se-á a entrega dos prémios aos vencedores do concurso: Musa Gümüş (Turquia), vencedor do 1.º prémio e de uma Menção Honrosa; Alessandro Gatto (Itália), do 2.º prémio; e Heino Partanen (Finlândia), do 3.º prémio. Serão igualmente contemplados os autores das menções honrosas: Luc Vernimmen (Bélgica); David Vela (Espanha); Cristian Topan, Mihai Ignat e Pavel Constantin (Roménia); e Ahmet Aykanat e Oğüz Gürel (Turquia).
O Concurso Europeu de Cartoon do "Diálogo Intercultural" foi organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008), e dirigiu-se exclusivamente a cartunistas europeus.
A selecção dos trabalhos que integram a exposição coube a um Júri internacional presidido pelo famoso George Wolinski (Paris Match, Charlie Hebdo e Journal du Dimanche) e que integrou também a presidente da FECO, Marlene Pohle, e um representante do Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural.
Os desenhos que integram a exposição foram enviados por artistas de 23 países europeus, tão diversos entre si como Alemanha, Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Finlândia, Itália, Inglaterra, Holanda, Polónia, ou Rússia entre outros.
A Turquia é o país com mais desenhos patentes na mostra do Rossio. Grécia, Portugal, Roménia e Rússia também se destacam pela quantidade de artistas presentes.
Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema "desigualdades, discriminação e preconceitos" e enquadra-se na linha de trabalho que o Museu Nacional da Imprensa tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do 'cartoon', cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival, considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo. O Catálogo sobre o tema de 2007 foi reconhecido como "o melhor produto de informação da União Europeia" sobre a temática da discriminação.
O catálogo do concurso de 2008 reune os 134 trabalhos premiados e seleccionados pelo júri e contém um prefácio de Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.
A exposição "Diálogo intercultural" vai estar patente ao público, com o apoio da INVESFER e da REFER, na Estação do Rossio, até 5 de Junho. Entrada Livre.

(Fonte: Universia)

"Transe" de Teresa Villaverde foi exibido em Ancara e galardoado com o prémio FIPRESCI



O filme "Transe", de Teresa Villaverde, fez parte do programa do 12.º Festival Uçan Süpürge, um aclamado festival dedicado às mulheres realizadoras, que tem lugar há 12 anos em Ancara. O filme contou com duas exibições, respectivamente nos dias 8 e 11 de Maio e foi eleito pelo júri FIPRESCI com o prémio de melhor filme. Este ano estavam nove países e 12 filmes a concurso para o prémio FIPRESCI.



Mais informação sobre este festival de cinema aqui.

Exposição: "Lisboa, Memórias de Outra Cidade" inaugurada em Istambul por Cavaco Silva


Data: 13 de Maio a 14 de Julho de 2009 02 de Agosto de 2009
Local: Museu Sakıp Sabancı, Istambul
Organização: Presidência da República/Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Sabancı
Comissários da Exposição: Helena de Freitas e João Castelo-Branco



Mensagem do Presidente da República, Cavaco Silva, no momento da inauguração da exposição:


“Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflecte!

Assim descreve Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, a cidade de Lisboa, lugar onde o poeta nasceu. A cor do céu, a luz de Lisboa, e o contraste com o rio que a atravessa, o Tejo, tem encantado e inspirado muitos poetas, músicos e artistas ao longo de séculos.
Em 2007, a Fundação Calouste Gulbenkian recebeu no seu museu a exposição "Evocações, Passagens, Atmosferas. Pintura do Museu Sakıp Sabancı, Istambul", que reuniu um conjunto de obras de finais do século XIX e início do século XX, nas quais era possível ver vistas do Bósforo, marinhas e cenas da vida quotidiana de Istambul. E foi surpreendente confirmar, nesta exposição, a forma como Lisboa e Istambul, as duas cidades mais a Ocidente e a Oriente do continente europeu, partilham paisagens e ambientes.
A luz, a água, o cosmopolitismo tranquilo, a cidade enquanto porto (e ponto) de cruzamento de culturas, civilizações, religiões e continentes, tudo isto Lisboa tem em comum com Istambul. Por isso decidi integrar no Programa da minha Visita de Estado à República da Turquia, a exposição 'Lisboa, Memórias de outra cidade', organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a quem agradeço todo o empenho que depositou na sua realização.
Através do olhar de alguns dos mais representativos pintores portugueses de finais do século XIX e início do século XX, exibe-se a memória de uma Lisboa pela qual Calouste Gulbenkian se apaixonou.
Lisboa é uma cidade com história, musa de poetas e cantada por fadistas, mas hoje é também uma cidade de futuro, de desenvolvimento, de tecnologia, de ciência e de sucesso. À semelhança de Istambul. Faço votos para que esta exposição desperte nos seus visitantes o desejo de conhecer melhor a capital de Portugal e que nela descubram o tanto que as duas cidades, Lisboa e Istambul, e também as suas gentes, Portugueses e Turcos, têm em comum."




Dois dos quadros expostos.

(Fonte: Presidência)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Emissão conjunta de selos Portugal-Turquia

No dia 12 de maio os correios de Portugal lançaram uma emissão conjunta de selos com a Turquia. Trata-se de dois selos, com valores faciais de  € 0,32 e  € 0,68.
A tiragem foi de 330.000 selos do facial mais baixo e 230.000 do mais alto. Foi lançado também envelope de 1º dia.











terça-feira, 12 de maio de 2009

Seminário Económico "Oportunidades de Negócio Portugal-Turquia"

eminário económico


Data: 14 de Maio de 2009
Local: Hotel Four Seasons – Sala Bosphuros Ballroom A
Organização: AICEP e DEiK

Programa do Seminário:

09h00 - Recepção e registo de participantes
09h30 - Abertura dos trabalhos pelo Presidente da AICEP, Portugal Global e moderador da sessão, Dr. Basílio Horta
09h40 - Projecção do filme sobre Portugal
09h50 - Intervenção da Presidente da TUSIAD, Sra. Arzuhan Doğan Yalçındağ
10h00 - Projecção do filme sobre a Turquia
10h10 - Intervenção do Presidente da DEIK, Sr. Rona Yircali
10h20 - Intervenção do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Dr. Fernando Serrasqueiro
10h30 - Pausa para café
10h45 - Intervenção da Presidente da EDP Renováveis, Dra. Ana Maria Fernandes
11h00 - Intervenção do Consultor turco de apoio ao IDE na Turquia, Sr. Tezcan Yaramancı
11h10 - Intervenção do Presidente da BIAL, Dr. Luís Portela
11h25 - Intervenção de especialista em negócios na Euro-Ásia, Sr. Cihan Candemir
11h35 - Debate
11h55 - Chegada do Presidente da República Portuguesa
12h00 - Encerramento dos trabalhos pelo Presidente da República Portuguesa
12h20 - Saída do Presidente da República Portuguesa
12h30 - Almoço oferecido aos empresários e entidades presentes no seminário

(Fonte: Presidência)

domingo, 10 de maio de 2009

Programa da Visita Oficial de Cavaco Silva à Turquia

Dia 11 de Maio de 2009

17:40 Chegada do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva ao Aeroporto Internacional de Ankara
- Alas de Cortesia
- Apresentação de cumprimentos de boas-vindas
18:30 Audiência do Presidente da República ao Primeiro-Ministro da Turquia, Recep Erdoğan
Local: Sala “The Lounge”, Hotel Sheraton

Dia 12 de Maio de 2009

09:45 Cerimónia de Deposição de Coroa de Flores no Mausoléu de Atatürk
- Deposição de coroa de flores
- Minuto de Silêncio
- Assinatura do Livro de Honra
- Visita ao Museu onde estão expostos os objectos pessoais de Atatürk
10:30 Cerimónia Oficial de Boas-vindas, na presença do Presidente da República da Turquia, Abdullah Gül
- Cerimónia Oficial de Boas-vindas
- Hinos Nacionais
- Revista às Forças em Parada
- Apresentação das delegações oficiais
- Fotografia Oficial dos dois Presidentes
Local: Palácio Presidencial
10:45 Encontro do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva com o Presidente da República da Turquia e Senhora de Abdullah Gül
11:00 Encontro do Presidente da República com o Presidente da República da Turquia, Abdullah Gül
11:30 Encontro do Presidente da República com o Presidente da República da Turquia e comitivas restritas
12:15 Declarações dos Chefes de Estado à Comunicação Social
15:30 Encontro do Presidente da República com o Presidente da Grande Assembleia Nacional
Local: Salão Toplantı, Grande Assembleia Nacional
16:00 Discurso do Presidente da República na Grande Assembleia Nacional
Local: Hemiciclo da Grande Assembleia Nacional
17:00 Audiência do Presidente da República ao líder do maior partido político na oposição, Deniz Baykal (CHP)
Local: Sala The Lounge, Hotel Sheraton
20:00 Banquete em honra do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva, oferecido pelo Presidente da República da Turquia e Senhora de Abdullah Gül
- Discurso do Presidente da República da Turquia
- Discurso do Presidente da República
Local: Palácio Presidencial

Dia 13 de Maio de 2009

10:05 Partida do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva com destino a Istambul
11:15 Chegada do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva ao Aeroporto Internacional de Istambul
- Alas de cortesia
14:35 Visita ao Palácio Topkapı
15:55 Visita a Hagia Sofia
16:25 Visita à Mesquita Azul
16:55 Visita à Cisterna da Basílica
18:00 Inauguração da Exposição “Lisboa, memórias de outra cidade”
- Presença do Presidente da República da Turquia e Senhora de Abdullah Gül
Local: Museu Sakıp Sabancı
20:00 Concerto de Fado no Palácio Cirağan
20:45 Jantar em honra do Presidente da República da Turquia e Senhora de Abdullah Gül, oferecido pelo Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva
Local: Salão de Baile do Palácio Cirağan

Dia 14 de Maio de 2009

10:50 Visita ao Grande Bazar de Istambul
12:00 Cerimónia de Encerramento do Seminário Económico Portugal-Turquia
- Intervenção do Presidente da República
Local: Sala Bosphuros Ballroom A, Hotel Four Seasons
14:45 Visita à Universidade do Bósforo
15:00 Conferência proferida pelo Presidente da República “Processo de Adesão de Portugal à União Europeia: Uma Experiência”
Local: Universidade do Bósforo

Dia 15 de Maio de 2009

10:05 Partida do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva com destino à Capadócia
11:15 Chegada do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva ao Aeroporto Internacional de Nevşehir
- Alas de Cortesia
12:00 Visita à Igreja Tokalı e ao Museu ao Ar Livre, incluindo a Dark Church
13:15 Almoço em honra do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva oferecido pelo Governador de Nevşehir, Sr. Asim Hacimustafaoğlu
15:05 Visita aos Vales Zelve Pasabag, Red Valley e Pigeon Valley
18:00 Partida do Presidente da República e Dr.ª Maria Cavaco Silva com destino a Lisboa

(Fonte: Presidência)