segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concurso europeu de cartoon do "Diálogo Intercultural" premiou cartunistas turcos em Lisboa

A exposição europeia de cartoon "Diálogo Intercultural", organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, com a colaboração da ACIDI, vai ser inaugurada esta 3ªfeira, dia 19, às 18h, na Estação do Rossio, em Lisboa.
A mostra é composta por mais de 130 desenhos e insere-se na Semana da Diversidade, iniciativa da ACIDI.
Durante a sessão inaugural far-se-á a entrega dos prémios aos vencedores do concurso: Musa Gümüş (Turquia), vencedor do 1.º prémio e de uma Menção Honrosa; Alessandro Gatto (Itália), do 2.º prémio; e Heino Partanen (Finlândia), do 3.º prémio. Serão igualmente contemplados os autores das menções honrosas: Luc Vernimmen (Bélgica); David Vela (Espanha); Cristian Topan, Mihai Ignat e Pavel Constantin (Roménia); e Ahmet Aykanat e Oğüz Gürel (Turquia).
O Concurso Europeu de Cartoon do "Diálogo Intercultural" foi organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008), e dirigiu-se exclusivamente a cartunistas europeus.
A selecção dos trabalhos que integram a exposição coube a um Júri internacional presidido pelo famoso George Wolinski (Paris Match, Charlie Hebdo e Journal du Dimanche) e que integrou também a presidente da FECO, Marlene Pohle, e um representante do Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural.
Os desenhos que integram a exposição foram enviados por artistas de 23 países europeus, tão diversos entre si como Alemanha, Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Finlândia, Itália, Inglaterra, Holanda, Polónia, ou Rússia entre outros.
A Turquia é o país com mais desenhos patentes na mostra do Rossio. Grécia, Portugal, Roménia e Rússia também se destacam pela quantidade de artistas presentes.
Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema "desigualdades, discriminação e preconceitos" e enquadra-se na linha de trabalho que o Museu Nacional da Imprensa tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do 'cartoon', cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival, considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo. O Catálogo sobre o tema de 2007 foi reconhecido como "o melhor produto de informação da União Europeia" sobre a temática da discriminação.
O catálogo do concurso de 2008 reune os 134 trabalhos premiados e seleccionados pelo júri e contém um prefácio de Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.
A exposição "Diálogo intercultural" vai estar patente ao público, com o apoio da INVESFER e da REFER, na Estação do Rossio, até 5 de Junho. Entrada Livre.

(Fonte: Universia)

Sem comentários: