quinta-feira, 16 de abril de 2009

Festival de Tulipas em Istambul


As tulipas são um dos símbolos da Turquia desde o Império Otomano e, neste momento, celebram a chegada da Primavera no 4.º Festival de Tulipas de Istambul que arrancou esta semana. Para o evento, foram plantadas milhares de tulipas em Istambul que enchem de cor a paisagem da bela cidade.

O festival começou há quatro anos com tulipas a serem plantadas em espaços públicos importantes de Istambul, e tem-se transformado numa grande exposição de tulipas que pode ser apreciada em cada
esquina da cidade.

Esta iniciativa tem sido desenvolvida pela Câmara de Istambul, não só para embelezar a cidade, mas integrada no projecto cultural mais vasto de Istambul Capital Europeia da Cultura em 2010. Todos os anos, o festival de tulipas reune muitos artistas que produzem trabalhos baseados nas tulipas.

Espera-se que este projecto, que cresce todos os anos, atinja um patamar internacional com a exportação de tulipas para outros países a partir de Konya, o maior centro produtor de tulipas da Turquia.

O festival está patente até 19 de Abril e as maiores exposições e festividades têm lugar na Praça Taksim, Parque Emirğan, Praça Sultanahmet e Jardim Göztepe.

Sem comentários: