terça-feira, 28 de abril de 2009

Cinema turco no Indie Lisboa'09

Dois filmes turcos fazem parte do programa da 6ª edição do Festival Internaconal de Cinema Independente de Lisboa ou Indie Lisboa'09. São eles, "Hayat Var" (My Only Sunshine), um filme de Reha Erdem, e "Süt" (Milk), de Semih Kaptanoğlu. O festival começou no dia 23 de Abril e prolonga-se até 3 de Maio.

Hayat Var - My Only Sunshine de Reha Erdem
Exibições: 30 Abril, 18:15, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 2 Maio, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 3 Maio, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Ficção, Grécia, Turquia , 2008, 121', 35mm
Argumento: Reha Erdem
Fotografia: Florent Herry
Música: Orhan Gencebay
Som: Reha Erdem
Montagem: Reha Erdem
Com: Banu Fotocan, Elit Iscan, Erdal Besikçioğlu, Erhan Tekin, Handan Karaadam, Levent Yilmaz, Nebil Sayin
Produtor: Ömer Atay
Produção: Atlantik Film

Hayat é uma rapariga de 14 anos que vive numa cabana à beira-rio, próximo das perigosamente obscuras mas deslumbrantes águas de Bóforo (Istambul), com o pai e o avô acamado. É uma vida difícil, para lá dos movimentos romantizados destas águas. A sobrevivência da família é assegurada pelo pai, através de um pequeno barco e de negócios nem sempre lícitos. A coragem, perseverança e esperança que Hayat demonstra perante todas as adversidades sugere sobretudo a existência de Vida – assim mesmo, em capitulares – na antecâmara de um mundo injusto e hostil pejado de arbitrariedades. Vemos a adolescente entrar na idade adulta, bonita, inocente, enquanto a madrasta denota pouca simpatia por ela ou pelo seu estranho crescimento. Muitas das cenas são filmadas no barco – a água é um elemento simbólico e o mar é a libertação possível. Pode alguém sair ileso de uma família frígida e brutal?

Süt - Milk de Semih Kaplanoğlu
Exibições: 25 Abril, 18:15, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 29 Abril, 15:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 2 Maio, 15:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Ficção, França, Turquia , 2008, 102', 35mm
Argumento: Orçun Köksal, Semih Kaplanoğlu
Fotografia: Özgür Eken
Som: Marc Nouyrigat
Montagem: François Quiqueré
Com: Alev Uçarer, Başak Köklükaya, Melih Selçuk, Riza Akin, Saadet Isil Aksoy, Serif Erol Produtor: Semih Kaplanoğlu
Produção: Kaplan Film Production

A batalha moral na Turquia entre os valores progressistas do Ocidente e os valores tradicionais e religiosos não é de agora. Mas ainda não tinha chegado em força às pequenas vilas e aldeias, às gentes rurais às quais, longe de Istambul, não passa o mundo todo na rua. Yusuf e a mãe, Fatma, vivem num desses lugares remotos em fase de industrialização, tirando sustento do leite produzido pelas suas vacas. As mudanças sociais e económicas – conta-nos a História – reflectem-se invariavelmente nas normas de conduta que aplicamos a nós próprios e aos outros: molda-se a cultura. E o dilema de Yusuf é muito simples: descobre que a mãe está a ter um caso amoroso com o chefe da estação de caminhos-de-ferro. Vale-se da tradição e condena, ou aborda o assunto com modernidade e aceita? O filme é o segundo da trilogia dedicada à personagem de Yusuf, que o realizador iniciara com o aclamado Egg/Yumurta.

(Fonte: Indie Lisboa)

Sem comentários: