domingo, 23 de novembro de 2008

Música portuguesa na Turquia


Estes são pormenores da prateleira dedicada à World Music (Música do Mundo) numa livraria de um importante centro comercial de Ancara (Ankamall). Como se pode ver nas fotos (podem clicar em cada uma para ampliar), existem à venda colectâneas de fado, cd's de Mísia, Teresa Salgueiro e Mariza. Mas os cantores portugueses com álbuns à venda na Turquia não se resumem unicamente a estes nomes. Amália Rodrigues tem vários cd's editados na Turquia, tal como Ana Moura e os Madredeus. Todos os álbuns de Mariza podem ser encontrados na Turquia, incluindo o seu último trabalho Terra. Aliás, Mariza deu um concerto em 2007 em Istambul. Também os Madredeus já actuaram em Istambul e têm vários dos seus trabalhos editados na Turquia.
A Cabo-verdiana Cesária Évora é bem conhecida na Turquia e já actuou aqui várias vezes. Muitos dos seus cd's podem ser adquiridos na Turquia.
Já foram várias as vezes em que fui agradavelmente surpreendida pelo som de Mariza, Madredeus, Mísia ou Cesária Évora. Isso aconteceu em livrarias, supermercados e outras lojas.

Sem comentários: