quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Descobrir o Cinema da Turquia na Cinemateca

Entre 5 e 14 de Novembro a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema levou a cabo um ciclo dedicado ao cinema turco com o Alto Patrocínio da Embaixada da Turquia em Lisboa.
Neste início de século assiste-se a um verdadeiro (re)surgimento do cinema turco. Apostando numa produção de qualidade técnica de padrões tão elevados como os de qualquer grande “potência” europeia, a produção tem aumentado em número mas sobretudo em impacto quer a nível interno mas sobretudo a nível internacional. Filmes turcos são já uma presença constante e assídua nos principais festivais de cinema. Em 2003, "Uzak", que foi exibido nesta “mostra”, ganhou o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes e, já este ano, outro filme turco, "Pandoranın Kutusu", ganhou a Concha de Ouro para o melhor filme no Festival de San Sebastian. Quase todos os filmes apresentados neste ciclo eram inéditos comercialmente em Portugal e a sessão inaugural contou com a presença do realizador turco Semih Kaplanoğlu que apresentou os filmes "Yumurta" ("O Ovo") e "Herkes Kendi Evinde" ("Longe de Casa").

Os filmes exibidos foram os seguintes:

YUMURTA O Ovo
de Semih Kaplanoğlu
com Nejat İşler, Saadet Işıl Aksoy, Ufuk Bayraktar
Turquia/Grécia, 2007 - 97 min

A história de um poeta que, por ocasião da morte da mãe, deixa a grande cidade e regressa à sua aldeia natal. Filme contemplativo e introspectivo. Foram-lhe detectadas, por alguns críticos, influências de Camus, Tarkovski ou Bresson.

GÖNÜL YARASI Abandonada
de Yavuz Turgul
com Şener Şen, Meltem Cumbul, Timuçin Esen
Turquia, 2005 - 142 min

A história de um professor que deixa a sua aldeia recôndita e vai para Istambul ser motorista de táxi. Um filme romântico e despretensioso com uma fantástica interpretação do magnífico actor Sener Sen.

EĞRETI GELIN Noiva Emprestada
de Atıf Yılmaz
com Nurgül Yeşilçay, Onur Ünsal, Sevket Çoruh
Turquia/Grécia, 2005 - 100 min

O filme conta a história de uma rapariga contratada pelos pais de um jovem que está noivo, para ensinar a este as alegrias e os prazeres da vida de casado. É um filme entre o drama e a comédia, em que a sua força está na representação dos actores, na qualidade dos diálogos e numa mise-en-scène intimista.

UZAK Longínquo
de Nuri Bilge Ceylan
com Muzaffer Özdemir, Emin Toprak, Zuhal Gencer
Turquia, 2002 - 110 min

Este filme, que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes de 2003, foi escrito, realizado, produzido e fotografado por Nuri Bilge Ceylan. É, pois, um projecto muito pessoal do realizador. Trata da amizade entre dois primos, um cosmopolita e outro camponês, "forçados" pelas circunstâncias a viverem juntos em Istambul. Feito sem grandes meios de produção, mas muito bem aproveitados, é um filme à medida do seu projecto.

DAR ALANDA KISA PASLAŞMALAR Fora da Europa
de Serdar Akar
com Akasya, Fatih Akyol, Müjde Ar
Turquia, 2000 - 120 min

Este filme obteve o prémio de melhor filme turco e melhor realizador turco no ano 2000, no Festival de Istambul. O filme, cuja acção decorre nos anos 80, é sobre um clube de futebol amador da Turquia. É também uma comédia romântica sobre a arte de viver do povo turco.

HERKES KENDI EVINDE Longe de Casa
de Semih Kaplanoğlu
com Tolga Çevik, Erol Keskin, Anna Bielska
Turquia, 2001 - 110 min

Primeira longa-metragem deste realizador, hoje um dos nomes mais conhecidos do cinema turco, representado também neste Ciclo por "O Ovo". Este é um filme sobre a Turquia "profunda". As raízes, a família, a terra, a herança (genética, cultural), a tentativa de fugir dela. Semih Kapanoğlu ganhou com esta sua primeira obra o prémio de melhor filme no Festival de Cinema de Istambul.

GÖNDERILMEMIŞ MEKTUPLAR Cartas Invisíveis
de Yusuf Kurçenli
com Türkan Soray, Kadir Inadir
Turquia, 2003 - 110 min

Filme que vale sobretudo pela interpretação dos dois protagonistas. Uma história de amor revivida, em que os outrora amantes se encontram vinte anos depois.

(Fonte: Cinemateca Portuguesa)

Sem comentários: