sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Istambul exibe a primeira longa-metragem de animação portuguesa


A primeira longa-metragem de animação portuguesa, “Até ao Tecto do Mundo”, chegou a Istambul, depois de ter passado por Hollywood.
A película de animação realizada por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, produzida pelo Cine Clube de Avanca, foi exibida no “12th Hollywood Film Festival”, no passado dia 26, às 14 horas, no complexo de cinemas Arc Light do Sunset Boulevard, no centro de Hollywood.
A longa-metragem tem viajado pelo mundo como participante em diversos festivais de cinema e tem recebido alguns prémios, nomeadamente no Canadá e Estados Unidos da América.
De 28 deste mês a 13 de Novembro, o filme integra a selecção oficial da sexta edição do “Festival Internacional de Cinema para a Infância de Istambul” (Turquia), para o qual a organização realizou a dobragem da história para a língua turca. Estão agendadas 15 exibições da película durante o certame.
A próxima paragem de “Até ao Tecto do Mundo” será na Horta, nos Açores, no Festival de Cinema do Faial.
Trata-se do primeiro filme produzido a nível mundial com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D, desenvolvida no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A longa-metragem narra a história de um reino onde tudo é proibido. O seu rei constrói uma infindável torre com base na floresta vizinha, fornecedora de todos os materiais, a qual vai sendo destruída. “João” é jovem protagonista do filme que, atento à destruição da floresta, tenta salvá-la, mas apaixona-se pela princesa.

(Fonte: Diário de Aveiro)

Sem comentários: