terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cinema turco no Festival de Veneza


O realizador Semih Kaplanoğlu está a construir uma trilogia sobre a vida de um poeta chamado Yusuf. Começou com "Egg" (2007), há-de haver "Honey", por agora temos "Milk" nesta caminhada em direcção à infância de uma personagem. Depois do Yusuf maduro do filme anterior, encontramos Yusuf rapaz: admissão à faculdade recusada, a publicar os seus poemas em obscuras revistas literárias, a viver com a mãe no campo, na Anatólia, onde o negócio do leite que os dois gerem vai mal.
Pode dizer-ser que é um filme sobre o "velho e o novo" na sociedade turca, sobre as contraditórias aspirações de quem é apanhado nas mudanças. O "leite" do título original permitirá aproximações psicanalíticas a esta história em que as personagens são uma mãe e um filho. Mas "Milk" não é um filme "sobre"... Progride por sinais, indícios, manifestações de uma metafísica secreta, secreta como a relação entre a mãe, que mantém um affair que desestabiliza Yusuf, e o filho que não sabe o que fazer aos laços que o prendem à infância.
Kaplanoğlu diz que a relação mãe-filho na sociedade tradicional turca é uma das razões por que os jovens turcos têm tanta dificuldade em fazer a transição mental da infância para a idade adulta.

"Süt" (Milk) de Semih Kaplanoğlu (Turquia, França Alemanha)
com Meli Selçuk, Başak Koklukaya, Serif Erol
Venezia 65 - Selecção Oficial - em competição

(Fonte: Público)

Sem comentários: