domingo, 10 de agosto de 2008

Workshops de teatro de sombras por Cengiz Özek na Póvoa de Varzim

Durante o mês de Agosto vão decorrer na Póvoa de Varzim workshops de teatro de sombras, todos eles ministrados pelo Turco Cengiz Özek e destinados a profissionais de teatro, alunos de escolas de teatro e demais interessados.

Técnicas de Teatro de Sombras - de 14 a 18 de Agosto

Local: Auditório Municipal da Póvoa de Varzim
Módulo 1 - para estudantes de teatro: 9h/13h - 20h/total
Módulo 2 - para profissionais de teatro e outros interessados: 18h30/24h (com pausa de meia hora/jantar) - 25h/total
Máximo de participantes: 25 (por módulo)
Custo de participação: estudantes de teatro - módulo 1: 80 euros
Custo de participação - módulo 2: 150 euros

Desenho e Construção de Marionetas para o Teatro de Sombras - de 19 a 23 de Agosto
Local: Espaço d'Mente do Varazim Teatro
Módulo 3 - para estudantes de teatro: 9h/13h - 20h/total
Módulo 4 - para profissionais de teatro e outros interessados: 18h30/24h (com pausa de meia hora/jantar) - 25h/total
Máximo de participantes: 25 (por módulo)
Custo de participação: estudantes de teatro - módulo 3: 80 euros
Custo de participação - módulo 4: 150 euros
Técnicas + Desenho e Construção de Marionetas para o Teatro de Sombras
Custo de participação: estudantes de teatro - módulo 1+3: 120 euros
Custo de participação - módulo 2+4: 250 euros
Inscrições:
Envio postal ou electrónico de ficha de inscrição, pagamento ou prova do mesmo, curriculum resumido. Solicite a ficha de inscrição por telefone ou e-mail.
Envio de inscrições: Varazim Teatro - Rua da Fortaleza, nº20 - 4490-511 Póvoa de Varzim
MAO - Edifício palácio, 3º - Sala 308 - 4900 - 495 Viana do Castelo
CENGIZ ÖZEK curriculum
Nasceu em Istambul em 1964. Formou-se no Departamento de Teatro do Conservatório Nacional do Istambul e no Departamento de Artes Tradicionais Turcas da Faculdade de Belas Artes. Trabalhou no restauro de muitas obras históricas. Aprendeu a arte da construção das figuras do Karagöz com o seu mestre Ali Kiyak e estudou em vários museus e colecções particulares. Os seus trabalhos encontram-se neste momento em diferentes colecções de diversos museus, entre eles, Museu Nacional da Holanda. Participou em centenas de festivais com os espectáculos de Karagöz e também com seminários e exposições. Desde o ano passado trabalha como professor convidado na Universidade de Kocaeli onde lecciona Teatro Tradicional Turco. Fez parte do concelho fundador do Museu das Artes Cénicas Turcas. Assinou várias encenações em Istambul na área do Teatro de Sombras e na grande maioria das peças que encenou também desenhou os cenários e os cartazes. Fundou a "galeria Kenter", um espaço de exposição para os jovens artistas. É membro da UNIMA e Fundador de "Teatro de Sombras Cengiz Ozek". Deu aulas na Fundação da Criança e ajudou à aproximação dos jovens às artes tradicionais. Recebeu o 1º prémio nacional "Karagoz" em 1998 e 1º Prémio nacional "Teatro" em 2003. Realizou "Estrelinha" com o Teatro Municipal de Istambul, onde utilizou a técnica do Teatro da Luz Negra com uma perspectiva inovadora em 1998. Encenou "Sombras e Luz com o Teatro nacional de Taiwan, em 2005, para além de outras obras. É director artístico do Festival Internacional de Istambul desde 1989. Esteve nos palcos de cinco continentes, 30 países e 80 cidades. No ano passado participou nos seguintes festivais: International Children's Festival - Neapolis - Grécia; Halkların Yılbaşısı - Lecce - Itália; Festival Internacional de Afife - Viana do Castelo - Portugal; Eskişehir Festivalı - Eskişehir - Turquia; Hoş geldin Ramazan - Colónia - Alemanha; Kibris Zeytin Festivalı - Girne - Chipre; International Puppet Festival - Santiago de Compostela - Espanha; Figurentheater Festival 2007 - Roma - Itália; Vertrag Pannopticum - Áustria; Black and White - Imatra - Finlandia; Dynamic Puppet Festival 2007 - Birmingham - Inglaterra; Glasgow Puppet Festival 2007 - Escócia; Uluşlar Arası Istanbul Kukla Festivalı 2007 - Istambul - Turquia; Uluşlar Arası Izmir Kukla Gunleri -Izmir - Turquia; 23 Nisan Hollanda Turk Şenliği - Holanda.

(Fonte: Varazim Teatro e Marionetas em Viana)

Sem comentários: