terça-feira, 12 de agosto de 2008

Folclore e gastronomia da Turquia em Arouca

Realiza-se entre 13 e 16 de Agosto o 26º Festival Internacional de Folclore de Arouca.

No dia 13, às 14h00, é a abertura da Mostra de Artesanato, no Posto de Turismo de Arouca. Para as 22h00 está agendada uma oficina de dança com a participação do Conjunto Etnográfico de Moldes e dos grupos “Cununa de pe Somes” (Roménia) e “Şişli Kültür ve Turizm Derneği” (Istambul, Turquia). A oficina terá lugar no Centro Cultural e Recreativo de Moldes.

No dia 14 de Agosto, pelas 21h00, terá início a Noite Gastronómica com pratos típicos de Portugal, Roménia e Turquia. A mostra de sabores terá lugar na Escola Secundária de Arouca. Os interessados devem fazer marcação através do número 96 610 81 78 ou 96 345 49 23, até 12 de Agosto.

Para dia 15 está agendada uma palestra sobre “2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural”, no Auditório Bombeiros Voluntários de Arouca. Seguir-se-á um espectáculo com as tocatas dos grupos “Cununa de pe Somes” e “Şişli Kültür ve Turizm Derneği”.

No último dia de festival haverá um desfile etnográfico, pelas 18h30, na Avenida 25 de Abril. 

A noite está reservada para um espectáculo de folclore com os seguintes grupos: Grupo Folclórico de Ereira – Beira Litoral, Rancho Folclórico de Vila Verde – Baixo Minho, Rancho Folclórico de Silvares – Beira Baixa, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Espinheiro – Ribatejo, Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses – Douro Litoral, Cununa de pe Somes – Bistrita (Roménia), Şişli Kültür ve Turizm Derneği (Istambul, Turquia). O espectáculo terá lugar no Terreiro da Santa Mafalda.

(Fonte: Jornal Labor)

Sem comentários: