quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aydın Teker no CCB


Uma das presenças mais surpreendentes do último Alkantara Festival (2006) foi sem dúvida a peça aKabi da coreógrafa turca Aydın Teker. Os bailarinos apareciam em palco calçando sapatos pesados e de alturas diferentes, transformando os seus corpos em formas híbridas.
Durante um mês, a coreógrafa turca Aydın Teker e os seus bailarinos trabalharam no estúdio de Alkantara e no Centro Cultural de Belém, na criação da nova peça aKabi. Para além do trabalho coreográfico, a residência incluiu momentos de pesquisa sobre a iluminação e o som. Acompanharam a coreógrafa nesta pesquisa, os compositores portugueses Margarida Garcia e Manuel Mota e o iluminador José Álvaro Correia.
AKabi investiga as limitações e possibilidades criadas a partir do uso de sapatos pouco convencionais. O resultado é um trabalho sobre os limites do equilíbrio, um exercício extremamente rigoroso de uma rara beleza escultural.
Os trabalhos de Aydın Teker são o resultado de longos períodos de pesquisa e aperfeiçoamento. "Começo sempre por criar um problema", diz a coreógrafa, "passando o resto do tempo dos ensaios a tentar resolvê-lo. Adoro trabalhar num ambiente de laboratório, onde partilho a investigação com os meus bailarinos. Em conjunto, atravessamos um processo extremamente intenso e rico. Não existem ideias preconcebidas sobre o que é correcto ou errado. Permitimos ao corpo encontrar as soluções que depois apresentamos ao público. A estética é o resultado directo do processo".
Aydın Teker apresentou no Pequeno Auditório cheio do Centro Cultural de Belém fragmentos da peça aKabi, altura em que também foi anunciada a mudança de nome de danças na cidade para alkantara. A estreia nacional teve lugar no Alkantara Festival em Junho de 2006.

Agora, no Festival Alkantara 2008, Aydın Teker apresenta a peça harS que retrata um dueto entre uma bailarina e uma harpa. Na sua atitude habitual de investigadora, Aydın Teker ignora todas as regras de manuseamento do instrumento e as suas fortes conotações históricas e musicais. Olha para a harpa como um objecto. Durante 50 minutos, a bailarina Ayşe Orhon interage com este corpo inanimado, num exercício de grande rigor e densidade. Executado no limite do equilíbrio, harS é uma fonte inesgotável de imagens poéticas e uma peça de rara beleza escultural. A peça não segue trâmites narrativos. O significado surge no olhar do espectador.

Aydın Teker começou a estudar dança no Conservatório de Ancara. Ganhou uma bolsa de estudo na London Contemporary Dance School e, a seguir, para a School of the Arts da Universidade de Nova Iorque. De volta à Turquia, ensina improvisação no Teatro Nacional, e em 1991 começa a leccionar no Conservatório Nacional de Istambul, tornando-se directora do Departamento de Dança Moderna e uma das principais mentoras da dança contemporânea turca.

HarS - Centro Cultural de Belém - sala de ensaio duração - 50 min bilhetes - 10 € / 7,5 €

5 de Junho 19h 6 de Junho 19h 7 de Junho 19h

(Fonte: Alkantara Festival)

Sem comentários: