quinta-feira, 8 de maio de 2008

Turquia marca presença na Expocaça 2008

A Expocaça regressa ao Centro Nacional de Exposições, em Santarém, nos dias 9,10 e 11 de Maio. O certame é anunciado como a maior e a mais antiga feira de caça da Península Ibérica e um dos mais importantes eventos cinegéticos europeus. A vigésima edição vai mais uma vez proporcionar “o encontro de profissionais e amantes da caça e das armas” e pretende “reforçar o impacto deste sector na economia nacional e acentuar a sua importância histórica, cultural, social e ambiental”, diz a organização.
Durante os três dias, são esperadas cerca de 40 mil pessoas no parque de exposições que poderão visitar mais de 200 stands de empresas e entidades ligadas ao sector cinegético como a taxidermia, software para gestão de zonas de caça, programas de TV sobre caça, portais de caça e mobiliário rústico. Estão também já confirmadas as presenças de várias agências de organização de caçadas em Portugal e no estrangeiro e expositores da África do Sul, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irão, Lituânia, Marrocos, Namíbia e Turquia.
Exibições de caça e tiro, demonstrações de cão de parar, exposições de fotografias, o IV Salão de Vinhos do Ribatejo e uma exposição de pintura e escultura com obras de 16 artistas portugueses e espanhóis são atractivos extra para quem visitar a feira. Em paralelo vai decorrer o XVI Encontro Nacional de Caçadores que espera juntar mais de 2.000 pessoas oriundas de vários pontos do país. O balanço da petição a entregar à Assembleia da República para a alteração da Lei das Armas – Lei nº5/2006, de 23 de Fevereiro – é um dos temas a abordar nesta reunião, já que o encontro se realiza no último dia de recolha de assinaturas. A Expocaça acolhe também o seminário “Caça e Conservação dos Recursos Nacionais”, onde estão previstas as participações de várias personalidades de relevo e amantes da caça e da natureza.
A primeira edição da Expocaça realizou-se em 1989, no Forum Picoas, em Lisboa e reuniu 32 expositores visitados por cerca de 5000 pessoas. As duas edições seguintes decorreram na Tapada da Ajuda mas o seu rápido crescimento obrigou à mudança para a Quinta da Marinha, onde se realizou até 1995 quando contava já com uma média de 15 000 visitantes. A partir de 1996, passou a realizar-se no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A cada ano o número de expositores tem vindo a crescer chegando aos 190, em 2007. Cerca de 39 mil pessoas visitaram a feira o ano passado, organizada pela MC – Feiras e Eventos, Lda, desde a primeira edição.
(Fonte: O Mirante Online)

Sem comentários: