domingo, 18 de maio de 2008

Filme de Nuri Bilge Ceylan faz parte da selecção oficial de Cannes


O filme "Üç Maymun" ("Três Macacos") do realizador turco Nuri Bilge Ceylan, faz parte da selecção oficial do Festival de Cannes e é apontado como um dos favoritos.
Nuri Bilge Ceylan já teve três filmes em competição em edições anteriores do Festival de Cannes: Iklimler (Climates - 2006), Uzak (2003) e Koza (1995). Uzak venceu o Grande Prémio do Júri e também o prémio de Melhor Actor, e Iklimler foi o vencedor do Grand Prix FIPRESCI para Melhor Filme do Ano.
"Üç Maymun" é uma co-produção turca, francesa e italiana, e retrata uma família deslocada que vive entre a verdade e a mentira. Para evitar desavenças e responsabilidades que pudessem ser difíceis de enfrentar, a família escolhe ignorar a verdade e não falar sobre ela. Será a sua existência posta em causa?
Nuri Bilgi Ceylan é também um dos argumentistas deste filme, juntamente com a sua mulher, Ebru Ceylan e com um dos actores, Ercan Kesal. Para além deste último, o filme conta com a participação dos actores Yavuz Bingöl, que é também um famoso e maravilhoso cantor, Hatice Aslan e Ahmet Rıfat Sungar.

Sem comentários: