sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Sobre Hüseyin Sermet


Hüseyin Sermet é conhecido do público português por ter gravado a quatro mãos com Maria João Pires, e por ter actuado no concerto de abertura dos Dias da Música 2007. Regressou ontem ao Centro Cultural de Belém para participar no Ciclo de Piano Beethoven 2008.
Hüseyin Sermet nasceu em Istambul em 1955. Ingressou no Conservatório de Ancara aos 10 anos. Em 1968 recebeu uma bolsa do governo turco para estudar em Paris, para onde se mudou e onde vive actualmente. No Conservatório de Paris estudou piano e composição com Thierry de Brunhoff, Marcia Curcio, Nadia Boulanger e Olivier Messiaen. Recebeu vários prémios em concursos internacionais (Santander, Reine Elisabeth, Bruxelas, Geza Anda, Zurique). A partir de 1976 iniciou uma brilhante carreira internacional actuando na Europa, México, EUA e Japão. Tem tocado com importantes orquestras como a Radio France, Orquestra Nacional da Bélgica e a NHK de Tóquio, English Chamber Orchestra, Tonhalle Orchestra de Zurique, sob a direcção de Ferdinand Leitner, e Detroit Symphony Orchestra dirigida por Antal Dorati. Tocou também música de câmara com Rostropovich, Bashmet, Maria João Pires, Raimondi, Portal e com maestros, como Semyon Bychkov, Alain Lonbard, Antal Dorati, Lawrence Foster, Ferdinand Leitner e Lorin Maazel. A sua primeira gravação foi música de Schubert, a quatro mãos, com a pianista Maria João Pires, seguida de um CD de Rachmaninov e ainda uma terceira de Beethoven. Foram muito aplaudidas pela imprensa europeia. As duas gravações seguintes com música do século XX conquistaram o "Choc de la Musique" da revista francesa Le Monde de la Musique. As suas gravações com a música de Florent Schmitt foram galardoadas com o Diapason d'Or, Grand Prix de la Nouvelle Académie du Disc, em Paris, e MIDEM Classical Award. Hüseyin Sermet é desde 1988 Doutor Honoris Causa da Universidade de Boğaziçi de Istambul e desde 1998 da Universidade de Marmara. Em 1991 foi eleito "State Artist" na Turquia.
É também compositor. A Orquestra Sinfónica de Tóquio encomendou-lhe uma obra, Rêve et Cauchemar, criada em 2001, e actualmente está a trabalhar noutra encomenda, Sculptures.

(Fonte: Jornal Inside)

Sem comentários: