sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Feliz 2008!


A Turquia não fugiu à regra e recebeu o Novo Ano de forma entusiasta. A forma como os Turcos celebram a passagem do Ano não difere muito da dos Portugueses, por exemplo. No entanto, podemos dizer que é um misto entre o Natal e o Carnaval, para além da sua própria especificidade.

Montra de loja no centro de Ancara.
aqui referi a forma como as decorações de algumas lojas e centros comerciais fazem lembrar as natalícias, e também o facto de alguns Turcos fazerem árvore e arranjos "de Natal" nas suas casas.

Venda de azevinho e pinheiros no centro de Ancara.

O traje de Pai Natal, particularmente o seu barrete, também ocupa lugar de destaque durante as celebrações de Ano Novo na Turquia. Para além dos barretes de Pai Natal, muitas pessoas colocam chapéus cónicos de festa nas cabeças e as tradicionais fitas que costumam decorar as árvores de Natal ao pescoço. Ouve-se nas ruas e locais de festa um barulho muitas vezes ensurdecedor de apitos e de outros equipamentos sonoros que fazem lembrar o Carnaval, nomeadamente "bombinhas" e pequenos foguetes. Não faltam também os disparos para o ar e o fogo de artifício.

Venda de adereços para a celebração do Ano Novo - Ancara.


Pacotes de roupa interior vermelha à venda no centro de Ancara.

As tradições mais populares por terras da Anatólia no que diz respeito a receber o Novo Ano são: bater em tachos, bater testos, atirar romãs pela janela, usar roupa interior vermelha, entre outras... É também tradição comprar bilhetes de lotaria de Ano Novo e verificar os resultados um pouco antes da meia-noite.


Em termos gastronómicos, o perú também é presença comum nas mesas, entre outras iguarias, tudo bem acompanhado com raki e outras bebidas alcoólicas. No entanto, o champanhe não parece reunir muitos adeptos, assim como os brindes e o comer das doze passas à meia-noite. Nessa altura as pessoas distribuem beijos, abraços e desejos mútuos de Bom Ano, quer se encontrem em casa, num restaurante, bar, discoteca ou nas praças das principais cidades.


Ver também: O Natal e o Ano Novo na Turquia
Destaques da Ceia de Ano Novo

Sem comentários: