domingo, 20 de janeiro de 2008

Cerâmicas turcas em exibição na Casa-museu Dr. Anastácio Gonçalves


Está a decorrer, na Casa-museu Dr. Anastácio Gonçalves, uma exposição temporária intitulada "Olhares Cruzados Sobre o Islão". A exposição está patente até ao dia 2 de Março.

Ao longo de três secções intituladas "O Tempo e o Espaço", "A Figura Humana" e "Islâmico ou Muçulmano", o visitante observa 50 objectos, na sua maioria cerâmicas, que reflectem a diversidade visual de culturas como o Irão Safávida, o Império Otomano, ou o Al Andalus.

Esta é a primeira vez que a Casa-museu Dr. Anastácio Gonçalves expõe o seu acervo de cerâmicas iranianas e turcas na sua totalidade. Também pela primeira vez, são expostos um Alcorão do acervo do Museu Calouste Gulbenkian e uma insígnia de cavaleiro do Museu Islâmico de Mértola, apresentada por Cláudio Torres, director do Campo Arqueológico de Mértola. De destacar ainda a miniatura de Maomé, da colecção do Museu Calouste Gulbenkian, executada em Bucara no século XVI, a única ilustração do Profeta conhecida em museus portugueses. Nesta ilustração, cruzam-se os olhares de Rui Santos, historiador, do Sheikh David Munir, Imam da mesquita de Lisboa, e Inês Fialho Brandão, historiadora de arte e comissária da exposição.


Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Av. 5 de Outubro, 6-8

1050-055 Lisboa

Tel.: +351 213 540 823/923; Fax: +351 213 548 754

Sem comentários: