segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Hoje é o Cumhürriyet Bayramı (Dia da República)


Hoje, a República da Turquia celebra 84 anos. Este facto é assinalado com vários eventos em todo o país e com muitas bandeiras turcas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Filme turco "Takva" é candidato ao óscar de melhor filme estrangeiro




Realizado por Özer Kızıltan, "Takva", ganhou o prémio de melhor filme no festival de Sarajevo, para além de outros prémios internacionais.
Foi nomeado candidato aos óscares de melhor filme estrangeiro, a par do filme realizado por Fatih Akin, que vai representar a Alemanha também como candidato ao óscar de melhor filme estrangeiro. Fatih Akin, de origem turca, também produziu o filme "Takva".

27ª corrida anual Terry Fox contra o cancro


A Embaixada do Canadá em Ancara convida toda a gente a participar na 27ª corrida anual Terry Fox contra o Cancro. Realiza-se em Ancara, no dia 28 de Outubro no campo universitário da universidade ODTÜ. O registo das participações começa às 11 horas e a corrida tem início às 12 horas. O evento é gratuito e é aberto a todas as idades. Inclui corrida e caminhada durante 8 quilómetros e venda de produtos cujas receitas revertem a favor da Sociedade Turca contra o Cancro. Cada participante pode levar produtos para serem vendidos.

4º Festival de Cinema de Outono


A decorrer nos cinemas Ankapol e Kızılırmak, em Ancara, de 25 de Outubro a 8 de Novembro.
Encontra o programa do festival aqui.

Kevin Costner e a sua banda rock chegam amanhã a Istambul para um concerto


O actor Kevin Costner e a sua banda rock, Modern West, vão dar um concerto de duas horas em Istambul no dia 30 de Outubro, dando início a uma série de eventos denominados "Estrelas de Hollywood na Turquia".
Kevin Costner chega amanhã a Istambul. São aguardados cerca de 3,700 fãs, e os preços variam entre 100-700 YTL (cerca de 60-400 euros). Parte das receitas do concerto vão reverter a favor da fundação TOÇEV, que ajuda crianças com problemas económicos a continuarem a sua educação, fornecendo-lhes equipamentos escolares e bolsas de estudo.
Costner vai encontrar-se com actores turcos em Istambul, vai visitar o museu de Santa Sofia, a mesquita Azul e o palácio Topkapı. Também vai visitar o mausoléu de Atatürk (Anıtkabir), no dia da República, dia 29 de Outubro.
Kevin Costner diz ser um grande admirador de Mustafa Kemal Atatürk.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Filme do realizador Fatih Akın galardoado com prémio do Parlamento Europeu


"Auf der anderen seite" do realizador alemão de origem turca Fatih Akin, conquistou o Prémio Lux, Prémio Europeu de Cinema, ultrapassando "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, que também concorria.
O galardão, instituído este ano e atribuído pelos deputados europeus que visionaram as três películas finalistas àquele que na sua opinião é o filme de produção europeia que melhor difunde "a construção europeia ou a diversidade de culturas", foi entregue hoje em Estrasburgo (França) durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, numa cerimónia que também contou com a presença de Manoel de Oliveira.
Na ocasião, o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, classificou Manoel de Oliveira como "um dos grandes nomes do cinema europeu" e felicitou-o pelo "seu compromisso em prol deste prémio".
Em declarações aos jornalistas, o realizador português, de 98 anos, saudou a iniciativa do Parlamento Europeu, afirmando que "é sempre interessante tudo o que seja feito em prol do cinema, uma expressão artística inigualável".
Relativamente à atribuição do galardão ao realizador alemão de origem turca Fatih Akin, Manoel de Oliveira comentou com um sorriso que nunca foi feliz "nos bilhetes de sorte grande", e desta vez também "não saiu", para de seguida garantir que não ficou "nada, nada" desapontado e apontar que se deslocou a Estrasburgo "não para receber o prémio, mas sim honrar quem ganhasse".
O filme de Fatih Akin tem como pano de fundo as diferenças culturais entre Turcos e Alemães, acompanhando a vida de seis personagens de uma comunidade turca na Alemanha. Este filme será o candidato da Alemanha ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro da Academia de Hollywood. "Belle Toujours", também o candidato de Portugal ao Óscar da Academia de Hollywood para Melhor Filme Estrangeiro, é uma homenagem de Manoel de Oliveira, de 98 anos, ao realizador Luís Buñuel e ao argumentista Jean-Claude Carrière, que assinaram "Belle de Jour".
O terceiro filme nomeado era o vencedor da Palma d´Ouro no Festival de Cannes de 2007 "Quatro Meses, três Semanas e dois dias", do Romeno Cristian Mungiu, e que constitui um retrato da Roménia durante o regime comunista de Ceaucescu, tendo como pano de fundo a história de uma rapariga que tenta fazer um aborto clandestino.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Sol)

sábado, 20 de outubro de 2007

Anúncios da televisão turca - Türkcell

Este é um anúncio da Türkcell, uma das companhias de telefone móveis da Turquia e patrocinador oficial da Selecção turca de futebol.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Celebrações do Bayram

No último dia do Ramazan Bayramı (Festival do Ramadão), realizou-se no centro comercial Cepa, em Ancara, um pequeno espectáculo de marionetas seguido da exibição de um cuspidor de fogo.

Celebrações do Bayram

Celebrações do Bayram
No mesmo recinto podia assistir-se a uma tradição muito curiosa e comum na Turquia, especialmente durante as festas e nos recintos das feiras populares. Trata-se de um negócio que envolve um coelho e um papel onde alegadamente está escrito algo sobre o destino de quem paga o serviço. É o coelho que tem a função de "escolher o destino".

Celebrações do Bayram

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Artista plástica Joana Vasconcelos expõe na Turquia


Autora de trabalhos já espalhados pelos mais emblemáticos museus do Mundo, Joana Vasconcelos vai estar esta semana na Turquia para participar em mais uma exposição internacional.
Uma peça da artista plástica Joana Vasconcelos vai integrar a exposição colectiva “Modern Mahrem” que será inaugurada na próxima quarta-feira em Istambul, no complexo Santralistanbul. A peça apresentada por Joana Vasconcelos intitula-se "Burka" e é definida pela artista como "uma peça cinética", construída em 2002. Constituída por ferro pintado, tecidos, silicone, um sistema eléctrico, motor, temporizador, cabos de aço, poliuretano e um palco de madeira. A peça (670 x 600 x 500 cm) pertence ao Museu de Arte Contemporânea de Léon (Espanha) onde a artista está aliás representada com uma peça da “Trilogia Fado: ouro, sangue e morte”. De salientar que na quinta-feira a artista fará uma breve palestra acerca do seu trabalho, integrada no workshop internacional subordinado ao tema “Modern Mahrem: Islamic veiling and secularism”.
Quanto a prémios, Joana Vasconcelos recebeu em 2001 o Prémio de Escultura do 45º Salão de Montrouge e o Prémio EDP Novo Artista. A artista inaugurou em Setembro a sua primeira exposição no Reino Unido, em Walsall, na New Art Gallery, que estará patente até finais de Novembro também.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Jornal da Madeira)

Feira do Livro Islâmico na Mesquita de Kocatepe

A Feira do Livro Islâmico decorreu na Mesquita de Kocatepe, em Ancara, durante o Ramadão.


Jantar de amizade luso-turca


No passado dia 5 de Outubro, data que marca a implantação da República em Portugal, realizou-se um jantar no Porto, promovido pela Associação de Amizade Luso-turca. Compareceram Portugueses e Turcos e foi servida gastronomia turca e portuguesa acompanhada com música turca.

A Associação de Amizade Luso-turca, sediada em Portugal, tem como objectivo primordial o estreitamento de laços entre cidadãos turcos e portugueses. Para além de outras iniciativas, promove eventos de aproximação entre as duas culturas, nomeadamente através da celebração em conjunto das datas mais importantes do calendário turco e português.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

İyi Bayramlar! (Boas Festas!)


Começa hoje o Festival do Ramadão (Ramazan Bayramı) ou o Festival do Açúcar (Şeker Bayramı), como também é conhecido. As festas prolongam-se até Domingo e marcam o fim do Ramadão.
İyi bayramlar (boas festas) é a frase mais ouvida durante estes dias.
É tradição comprar rebuçados e bombons para oferecer às visitas e às crianças que batem à porta.
Mais pormenores sobre esta tradição aqui.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O "Ano de Mevlana"


O ano de 2007 marca o 800.º aniversário do nascimento do filósofo e poeta Mevlana Celaleddin-i Belhi-Rumi (1207-1273), e foi declarado pela UNESCO como o "Ano de Mevlana".
"Eminente filósofo e poeta místico do Islão, Rumi defendeu a tolerância, entendimento e acesso ao conhecimento através do amor. A sua relação mística com o Islão produziu obras-primas que marcaram a cultura islâmica e as crenças religiosas, para além das fronteiras da Turquia. O seu trabalho e pensamento continuam a ter relevância universal." (in site oficial da Unesco).






Exposição alusiva aos dervixes dançantes no centro comercial Ankamall, Ancara.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Artesanato turco: Batman Ören Bebek

Batman Ören Bebek é um tipo de artesanato oriundo de Batman, no sudeste da Turquia, que consiste em miniaturas vestidas com trajes tradicionais turcos de acordo com actividades, profissões, etnias...


Mulher yörük


Vendedor de ovos (yumurtacı)


Vendedor de şerbet, uma bebida açucarada típica (şerbetci)


Grupo de dervixes dançantes

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Arte Ebru



Uma das formas mais belas e únicas da expressão artística turca é a Arte Ebru. Consiste na criação de motivos artísticos com recurso a um tipo de tinta que é colocada na água, e que depois é transferida para o papel mediante a colocação cuidadosa do mesmo sobre a superfície da água.
Os exemplares mais antigos conhecidos de Arte Ebru foram encontrados no Palácio Topkapı, em Istambul, e remontam a 1539. No entanto, o seu detalhe e qualidade sugerem que o Ebru já estaria presente antes desta data no Império Otomano. Como os trabalhos raramente eram assinados, muitos artistas permanecem desconhecidos.
Um mestre de Ebru tem de saber como obter a tinta perfeita, a técnica de mergulhar o papel e a técnica do desenho. Cada trabalho de Ebru é único, não existindo dois trabalhos iguais.


Um apontamento musical...


Pormenor dos instrumentos musicais tradicionais que foram utilizados num concerto, no centro comercial Optimum, em Ancara.