quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Bailado "Bones and Oceans" de Rui Horta em Istambul

O bailado "Bones and Oceans", coreografado por Rui Horta, vai actuar em Istambul nos dias 8 e 9 de Outubro, no Garajistanbul, às 20.30 horas.

Garajistanbul
Tomtom Mahallesi Yeni Çarşı Caddesi Kaymakam Reşat Bey Sokak No: 11/A
Galatasaray, Istambul

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Fado de Katia Guerreiro conquistou o público de Ancara

Katia Guerreiro em Ancara

Katia Guerreiro esteve em Ancara para dois concertos, nos dias 21 e 22 de Setembro. Ao primeiro só tiveram acesso convidados especiais da Embaixada de Portugal em Ancara, e o segundo foi de entrada livre e aberto a todo o público. Se no primeiro dia a sala estaria inevitavelmente cheia, no segundo dia havia uma certa expectativa quanto à adesão do público turco. Apesar da entrada ser livre, a Opera House (Opera Sahnesi) de Ancara criou convites que tinham de ser levantados previamente. Pelo menos três horas antes do concerto já não haviam convites. O concerto foi um sucesso, com lotação esgotada e com muitos aplausos, face à brilhante actuação de Katia Guerreiro.

Katia Guerreiro em Ancara

Foram duas horas de espectáculo, sem pausas, mediadas por uma brilhante actuação a solo dos três guitarristas que a acompanham sempre. Katia Guerreiro falou com a audiência em Inglês, mas agradeceu e cumprimentou o público em Turco. Disse, nomeadamente, que "o fado é a música mais bela do mundo" e que "Camões é o maior poeta português". Quando cantou o tema "Havemos de ir a Viana", dedicou-o ao Embaixador de Portugal na Turquia, o anfitrião do evento, José Manuel de Carvalho Lameiras, e aconselhou as mulheres turcas a irem a Viana e a comprarem um exemplar dos tradicionais brincos de filigrana. No final, e após as despedidas, voltou ao palco, pois foi aplaudida de pé e os aplausos não terminavam. Cantou mais um tema, "Muito boa noite senhoras e senhores" traduzindo essa frase em Francês, Japonês, Grego e, por fim, em Turco. Na sua despedida, Katia Guerreiro agradeceu a cada um dos espectadores presentes no concerto por terem sentido as emoções do fado.
Depois da Turquia, Kátia Guerreiro viajou para a Grécia onde dá hoje um concerto.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Katia Guerreiro em Ancara


No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e a convite da Embaixada de Portugal e do Leitorado do Instituto Camões na Turquia, a fadista Katia Guerreiro vai actuar nos dias 21 e 22 de Setembro em Ancara.
Os dois espectáculos vão decorrer na Opera House de Ancara (Opera Sahnesi), histórica casa de espectáculos da época do presidente Atatürk, onde só muito raramente, desde a sua inauguração, foi ouvida música considerada “não clássica”.
Sob o título genérico de “Fado Concert”, a primeira actuação é para convidados especiais da Embaixada, e a segunda é aberta a todo o público.
Não é a primeira vez que Katia Guerreiro vem à Turquia. No ano passado, a 18 de Julho, deu um concerto no castelo de Çeşme, em Izmir, a convite do cônsul honorário de Portugal em Izmir, Doğuş Oto, e do Leitorado do Instituto Camões na Turquia.

Exemplar de arte turca em exposição na Casa Tait

A Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, está a promover a Exposição das Comunidades, na Casa Tait, desde o dia 14 de Setembro.
A Turquia está representada nessa exposição com uma peça cedida pela Associação de Amizade Luso-Turca. Trata-se de um painel de azulejos onde estão representadas miniaturas do Império Otomano pintadas à mão.

A exposição está patente ao público até ao dia 30 de Setembro, das 10.00 às 17.30 horas.

Miniatura Otomana


Casa Tait

Rua de Entre-Quintas, 219
4205-240 Porto
Tel: 226057000 Fax: 226057001

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Festival Planície Mediterrânica conta com a participação da Turquia


Castro Verde recebe, a partir de hoje e até ao próximo dia 16, a edição 2007 da "Planície Mediterrânica". Esta produção integra também a rede cultural do XV festival “Sete Sóis, Sete Luas”.
O evento decorre até ao próximo Domingo e integra a rede cultural da XV edição do festival "Sete Sóis, Sete Luas". Em parceria com 30 pequenas cidades de diferentes países, este festival promove intercâmbios culturais que permitem a permuta de experiências entre diferentes culturas da bacia do Mediterrâneo e o desenvolvimento de novas manifestações artísticas.
Nesta edição, Castro Verde recebe participações da Grécia, Turquia, França e Itália. A par das sonoridades do Mediterrâneo, também as polifonias alentejanas se farão ouvir nesta Planície Mediterrânica.
Paulo Nascimento, vereador da cultura na autarquia castrense, explicou que "ao longo de quatro dias são lançados, através desta iniciativa, vários desafios às pessoas, com o objectivo de as levar a descobrir Castro Verde e o meio envolvente".
A “Planície Mediterrânica” e o festival “Sete Sóis, Sete Luas” começam hoje e o primeiro dia fica marcado pela apresentação do livro e exposição “Cidades da Água”, assim como, do DVD “Baldão na Feira de Castro”.
Relativamente à participação da Turquia neste festival, na sexta-feira vai ter lugar um concerto dedicado às músicas das costas da Ásia Menor pelo grupo Café Aman, um sexteto com elementos gregos e turcos, que cruza influências das culturas musicais grega, turca, arménia e judaica. No Sábado é a vez do grupo turco Gevende.
(Fonte: Agenda Alla Turca / Voz da Planície)

O Ramadão começou hoje

Mesquita de Kocatepe, Ancara


De acordo com o calendário lunar, este ano o mês sagrado do Ramadão (Ramazan) começa hoje e prolonga-se durante 29 dias, até ao dia 11 de Outubro.

Sobre este tema, pode ler os seguintes artigos:

* O Ramadão e a culinária turca

* O Ramadão

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Escritores portugueses traduzidos para Turco: Fernando Pessoa

Fernando Pessoa tem obras editadas na Turquia desde 1995.


"Hora do Diabo" (Seytanın Saati, 1995)

"Ode Marítima" (Denize Övgü, 1999)

" Livro do Desassossego" (Huzursuluğun Kitabı, 2006)


"O Banqueiro Anarquista" (Anarşist Banker, 2006)

terça-feira, 11 de setembro de 2007

10ª Bienal Internacional de Istambul


A 10ª Bienal Internacional de Istambul teve início no dia 8 de Setembro e vai prolongar-se até ao dia 4 de Novembro.

Encontra todo o programa e informações aqui.

Conforme já foi referido neste blogue, a Fundação de Serralves está a organizar uma viagem a Istambul no âmbito desta bienal.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Associação de Amizade Luso-Turca

Associação de Amizade Luso-Turca

Foi criada há alguns meses, em Portugal, a Associação de Amizade Luso-Turca. Segundo o seu coordenador, Ali Akça, esta associação tem como objectivo central dar a conhecer aos Portugueses a cultura turca, promovendo o intercâmbio entre a Turquia e Portugal. Como tal, promove várias actividades culturais, intercâmbios, cursos, entre outras iniciativas.

No passado dia 9 de Agosto, a Associação de Amizade Luso-Turca realizou uma conferência na Quinta de Bonjóia, no Porto. A conferência integrou-se no ciclo das comunidades e teve como objectivo divulgar a cultura e as tradições turcas. Foi complementada com uma amostra da gastronomia, cultura, artesanato e música da Turquia. Este evento contou com uma assistência de cerca de 100 pessoas.

Associação de Amizade Luso-Turca
Associação de Amizade Luso-Turca - Av. Antunes Guimarães 911/919 - 4100-081 Porto
Telef. +351 226103917


Novas instalações:
Associação de Amizade Luso Turca - Rua do Campo Alegre 272 - 2º Andar - 4150-169 Porto
Tel/Fax: +351 22 610 39 17


(Fonte: Associação de Amizade Luso-Turca)