segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Festival de Cinema Independente em Ancara


Depois de Istambul, o Festival !f de Cinema Independente (Uluslararası Bağımsız Film Festivali), vai decorrer em Ancara de 1 a 4 de Março.

Os filmes estão inseridos em diversas secções:

Hit Filmler (Filmes de Sucesso) - Últimos trabalhos de realizadores famosos e filmes premiados: "Death of a President", "Half Nelson", "Wristcutters: A Love Story", "Das Leben de Anderen", "Sherrybaby", "Zidane: A 21st Century Portrai"t, "10 Items Or Less", "Conversations With Other Women", "En Soap", "Neverwas" e "Elementarteilchen".

Akt!Fist - Documentários de projecção mundial sobre acontecimentos actuais. "Behice Boran: Son Nefesine Kadar", "Dame Sobh", "Earthlings", "Fuck", "Day Night Day Night", "My Life as a Terrorist: The Story of Hans-Joachim Klein", "The New Rules of War", "Next: A Primer On Urban Painting".

!f Kısalar - Várias curtas-metragens turcas agrupadas em seis diferentes temáticas.

Ben Ötekidir (Eu, Outro) - Filmes com um pólo de discussão: "Destricted", "The Book of Revelation", "Les Anges Exterminateus", "En la Cama, "Chacun Sa Nuit" e "Ter Freie Will".
"
Müzik, Hayat, Film (Música, Vida, Filmes) - "Kurt Cobain: About a Son", "Screaming Masterpiece", "Ghosts Of Cité Soleil", "Glastonbury".

Gıcır Gıcır - Realizadores famosos de amanhã. De Pavee Lackeen: "The Traveller Girl", "Heaven's Doors", dos Marroquinos Imad Noury e Swel Noury, "Glue", do Argentino Alexis dos Santos, "How the Garcia Girls Spent their Summer", de Georgina Garcia Riedel, "Children", do Islandês Ragnar Bragason, "Komma", do realizador belga Martine Doyen e "Zen and Zero" de Michael Ginthor .

Gökkuşağı Filmleri - Filmes gay e lésbicos: "The Bubble", "Puccini for Beginners", "Pagdadalaga ni Maximo Oliveros", "Boy Culture", "20 Centimeters", "Legaturi Bolnavicioase", "Unveiled".

Fantastik Filmler (Filmes Fantásticos) - Últimos filmes fantásticos e de animação: "Renaissance", "A vida", "Taxidermia", "Lunacy" e "Yaji Kita".

Özel Gösterim (!f Especial) - "Container", "Sweet Things for Kids", "What The Bleep: Down The Rabbit Hole", "Okunen No Koi".

Geceyarısı Kuşağı (Insónia) - "Black Sheep", "Gwoemul", "Pusher 3: I'm The Angel Of Death".

Filmde Film (Filme Sobre Filme) - Inclui filmes que abordam outros filmes: "Gambler", "Matthew Barney: No Restraint", "The Pervert’s Guide To Cinema".

Estas são as categorias e os filmes que constam do programa oficial e que foram exibidos no mesmo festival em Istambul. No entanto, no programa do festival para Ancara, alguns não constam e foram introduzidos outros, embora a maioria conste do programa.

Os filmes serão projectados nas salas de cinema do centro comercial AnkaMall. As curtas metragens serão exibidas no Centro de Artes Contemporâneas de Çankaya (Çağdaş Sanatlar Merkezi).

domingo, 25 de fevereiro de 2007

"Nenhum Olhar" de José Luís Peixoto na Turquia



"Nenhum Olhar", foi publicado em 2005 pela editora Arkadaş com o título turco "Tek Bir Bakış Yeter", cuja traduçao é "Basta um Único Olhar". É o único livro de José Luís Peixoto publicado na Turquia.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

"O Génio de Leonardo" em Ancara


A maior exposição interactiva do mundo sobre as invenções de Leonardo da Vinci, “O Génio de Leonardo”, vai ter lugar em Ancara, depois do sucesso no Museu Rahmi M. Koç em Istambul.
“O Génio de Leonardo” retrata exemplares das invenções de Leonardo da Vinci em tamanho natural, totalmente funcionais e criados unicamente com os materiais e instrumentos disponíveis nos séculos XV-XVI.
A exposição mostra 40 réplicas de máquinas desenhadas por Leonardo da Vinci entre 1478 e 1513, executadas manualmente por um grupo de cientistas e artesãos e tendo por base as instruções de Leonardo da Vinci.
A exposição está dividida em cinco secções, quatro das quais relacionadas com os elementos terra, ar, fogo e água, que tanto fascinaram da Vinci. A quinta secção agrupa outros dispositivos mecânicos, como engrenagens e transmissões.
Com o patrocínio da empresa Arçelik A.Ş., esta exposição de réplicas de máquinas baseadas nos desenhos originais de Leonardo da Vinci, terá lugar de 24 de Fevereiro a 24 de Março na Universidade Técnica do Médio Oriente (ODTÜ), em Ancara.

Pianista Stephen Kovacevich em Istambul



O pianista Stephen Kovacevich, acompanhado pela Orquestra de Câmara Akbank, vai realizar dois concertos em Istambul, no Centro Cultural Caddebostan, hoje às 20.30 horas, e na sala de concertos CRR-Harbiye, amanhã às 20.00 horas.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

O Banho turco (hamam)


O banho turco foi inspirado nas termas romanas e bizantinas, aperfeiçoado pelos Seljúcidas e pelo Império Otomano e continuou até aos nossos dias.
Inicialmente o hamam estava anexado às mesquitas. Rapidamente evoluiu, e passou a ser muito mais do que unicamente um espaço onde os crentes podiam obedecer ao preceito islâmico da limpeza. Durante o Império Otomano passaram a ser construídos edifícios monumentais autónomos.
Tal como as termas romanas que o precederam, um hamam típico tem três recintos básicos e interligados: o sıcaklık ou hararet , que é a sala quente (caldarium); a sala tépida (tepidarium), que é a sala com temperatura intermédia; e o soğukluk, que é a sala fria (frigidarium). O sıcaklık tem geralmente uma cúpula pontuada por pequenas janelas que criam média luz. Tem também uma grande pedra de mármore no centro, chamada göbek taşı (pedra da barriga), onde as pessoas se deitam para receberem o vapor quente e para serem massajadas, esfoliadas e lavadas, e nichos com torneiras ou fontes ao longo das paredes. Para uma experiência ainda mais quente existe também uma sala pequena que funciona como sauna. A sala tépida tem a mesma função da sala quente, mas destina-se a quem não consegue ou não pode suportar as elevadas temperaturas da sala quente. O soğukluk será a fase de relaxamento após o banho e a massagem, onde se pode simplesmente descansar, beber uma bebida, dormir uma sesta.
Normalmente os hamam funcionam em exclusivo ou com horas distintas para homens ou mulheres. Nos hamam mais vocacionados para turistas poderá haver mistura de sexos.
O hamam estava intimamente ligado à vida quotidiana, um local onde ricos e pobres, novos e velhos, podiam ir livremente para conviver. As mulheres costumavam deslocar-se do harém para o hamam com um grande cerimonial, e eram acompanhadas por servas. As jovens raparigas aproveitavam para mostrar as toalhas que bordavam, enquanto que as mulheres mais velhas escolhiam as esposas para os seus filhos. Os homens também usavam o hamam, mas a horas diferentes. O banho turco sempre esteve também ligado a momentos importantes da vida, como a circuncisão, a ida para a tropa ou o casamento. Embora já não apresente tanta pompa e cerimonial como antigamente, muitos Turcos continuam a considerar o hamam parte inseparável das suas vidas.

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Fátima Lopes abriu a 9.ª edição da Feira Internacional de Moda de Istambul


A Feira Internacional de Moda de Istambul está a decorrer desde o dia 8 de Fevereiro e termina hoje. Trata-se de um intercâmbio entre a ATP (Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal) e a ITKIB, a sua congénere turca.
Estão presentes vários representantes turcos do sector, assim como o presidente da ATP, Paulo Nunes de Almeida.
Este evento de moda, marcado pela presença de Fátima Lopes, está a ser alvo de destaque na imprensa e nas cadeias de televisão turcas.


A título de curiosidade, Fátima Lopes é sempre referenciada pelos meios de comunicação turcos, como sendo portuguesa mas de origem marroquina. Fátima Lopes é Portuguesa e natural da ilha da Madeira.