segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Exposição "O Tapete Oriental em Portugal", que inclui tapetes turcos, foi prolongada até 6 de Janeiro


A exposição "O Tapete Oriental em Portugal", patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, desde Julho, foi prolongada até 6 de Janeiro de 2008 e será alvo de três conferências.
Segundo fonte do MNAA, a direcção do museu considerou ser importante o prolongamento desta exposição - com 49 peças - pelo seu "carácter único" e realizar um programa de três conferências sobre o tema com a presença de especialistas portugueses e estrangeiros.
Inaugurada a 31 de Julho, a exposição "O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura, séculos XV - XVIII", - prevista para encerrar Domingo, 18 de Novembro - aborda a história dos tapetes orientais em Portugal, na Península Ibérica, na Turquia, Pérsia e Índia, associando os tapetes à sua imagem reproduzida em pinturas dos séculos XVI a XVIII.
A exposição reúne tapetes e pinturas que os representam, e foi feita a partir da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga, mas apresenta peças de várias instituições, como igrejas e outros museus (dois de Washington, um de Berlim e o Museu Gulbenkian, entre outros), segundo Teresa Pacheco Pereira, uma das comissárias da mostra.
Península Ibérica, Turquia, Pérsia e Índia são os quatro núcleos que compõem a exposição, que reúne peças dos séculos XV a XVIII.
As pinturas que reproduzem tapetes orientais foram feitas a partir do século XVI e são todas de pintores portugueses.
De grande valor simbólico e cultural, o tapete oriental, teve significativa importância para as trocas comerciais, e foi introduzido na Península Ibérica depois da conquista islâmica, no século VIII, tendo existido em Lisboa uma produção própria, feita por artífices muçulmanos.
As conferências estão previstas para decorrer a 29 de Novembro, 05 e 12 de Dezembro, todas às 18:00, no MNAA, sendo que a primeira será proferida pelo director do Centro Arqueológico de Mértola, Cláudio Torres, sobre "Gramática Oriental da Arte Islâmica".
A segunda intitula-se "Persian or Indian, Distinguishing Oriental Carpets in Portuguese Collections", pelo investigador de tapetes indianos Steven Cohen, e a terceira, e última conferência, será sobre o tema "Os 131 Tapetes Orientais no Inventário de D. Teodósio I (1564)", pela investigadora de arte islâmica Jessica Hallett.

Fonte: Agenda Alla Turca / Lusa

Sem comentários: