quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Filme do realizador Fatih Akın galardoado com prémio do Parlamento Europeu


"Auf der anderen seite" do realizador alemão de origem turca Fatih Akin, conquistou o Prémio Lux, Prémio Europeu de Cinema, ultrapassando "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, que também concorria.
O galardão, instituído este ano e atribuído pelos deputados europeus que visionaram as três películas finalistas àquele que na sua opinião é o filme de produção europeia que melhor difunde "a construção europeia ou a diversidade de culturas", foi entregue hoje em Estrasburgo (França) durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, numa cerimónia que também contou com a presença de Manoel de Oliveira.
Na ocasião, o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, classificou Manoel de Oliveira como "um dos grandes nomes do cinema europeu" e felicitou-o pelo "seu compromisso em prol deste prémio".
Em declarações aos jornalistas, o realizador português, de 98 anos, saudou a iniciativa do Parlamento Europeu, afirmando que "é sempre interessante tudo o que seja feito em prol do cinema, uma expressão artística inigualável".
Relativamente à atribuição do galardão ao realizador alemão de origem turca Fatih Akin, Manoel de Oliveira comentou com um sorriso que nunca foi feliz "nos bilhetes de sorte grande", e desta vez também "não saiu", para de seguida garantir que não ficou "nada, nada" desapontado e apontar que se deslocou a Estrasburgo "não para receber o prémio, mas sim honrar quem ganhasse".
O filme de Fatih Akin tem como pano de fundo as diferenças culturais entre Turcos e Alemães, acompanhando a vida de seis personagens de uma comunidade turca na Alemanha. Este filme será o candidato da Alemanha ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro da Academia de Hollywood. "Belle Toujours", também o candidato de Portugal ao Óscar da Academia de Hollywood para Melhor Filme Estrangeiro, é uma homenagem de Manoel de Oliveira, de 98 anos, ao realizador Luís Buñuel e ao argumentista Jean-Claude Carrière, que assinaram "Belle de Jour".
O terceiro filme nomeado era o vencedor da Palma d´Ouro no Festival de Cannes de 2007 "Quatro Meses, três Semanas e dois dias", do Romeno Cristian Mungiu, e que constitui um retrato da Roménia durante o regime comunista de Ceaucescu, tendo como pano de fundo a história de uma rapariga que tenta fazer um aborto clandestino.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Sol)

Sem comentários: