segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Arte Ebru



Uma das formas mais belas e únicas da expressão artística turca é a Arte Ebru. Consiste na criação de motivos artísticos com recurso a um tipo de tinta que é colocada na água, e que depois é transferida para o papel mediante a colocação cuidadosa do mesmo sobre a superfície da água.
Os exemplares mais antigos conhecidos de Arte Ebru foram encontrados no Palácio Topkapı, em Istambul, e remontam a 1539. No entanto, o seu detalhe e qualidade sugerem que o Ebru já estaria presente antes desta data no Império Otomano. Como os trabalhos raramente eram assinados, muitos artistas permanecem desconhecidos.
Um mestre de Ebru tem de saber como obter a tinta perfeita, a técnica de mergulhar o papel e a técnica do desenho. Cada trabalho de Ebru é único, não existindo dois trabalhos iguais.


3 comentários:

Fay van Gelder disse...

Então e associação no Algarve?

Na faculdade tinha uma cadeira, onde aprendi muito sobre arte Turca e Grega e sempre fui uma apaixonada por essa cadeira.

Há um blog que gosto muito e que é um blog de poesia, da Gi - Pequenos nadas, que muitas vezes a Gi, coloca Arte de todo o lado inclusivé da Turquia, se quiseres dou-te o link é só pedires - OK?

Bjo:)

Niko Claro disse...

por favor me mande o link... me apaixonei pela arte ebru...

juclaro@yahoo.com.br

Niko Claro disse...

voce poderia me indicar que tipo de tinta é usada nessa arte!