quinta-feira, 14 de junho de 2007

Pintores turcos do século XIX e início do século XX em exposição no museu Gulbenkian

Uma exposição com 38 obras de pintura de finais do século XIX e início do século XX vindas da Turquia e 10 de pintores portugueses da mesma época foi hoje inaugurada na Fundação Gulbenkian, em homenagem ao fundador da instituição.
A exposição "Evocações, passagens, atmosferas", reúne obras da colecção do museu turco Sakıp Sabancı, de Istambul, e pretende ser uma homenagem ao milionário de origem arménia Calouste Gulbenkian, que viveu naquela cidade e morreu em Lisboa em 1955.
As obras seleccionadas pelo museu Calouste Gulbenkian não ultrapassam o ano da morte de Gulbenkian e testemunham parte da época em que viveu.
"Esta iniciativa é um sinal da existência de pontes entre culturas diferentes", comentou Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian na apresentação da exposição, sublinhando que Lisboa e Istambul, cidade que inspirou várias paisagens da exposição, se situam em dois extremos opostos da Europa.
O Bósforo, Istambul e cenas da vida quotidiana predominam nas pinturas da colecção do Museu Sakıp Sabancı de autores turcos, arménios ou oriundos de outros países e radicados em Istambul.
"Mas, como não quisemos que os pintores turcos ficassem sozinhos, juntámos [à exposição] algumas obras de pintores portugueses da mesma época", referiu Rui Vilar acentuando que estes artistas receberam a mesma influência dos seus contemporâneos turcos dado que tiveram formação em Paris.
Dez quadros pertencentes à colecção do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian da autoria de Abel Salazar, Abel Manta, Eduardo Viana, Dordio Gomes, Emmérico Nunes, Francis Smith, João Cristino da Silva, António Carneiro (duas obras) e Adriano de Sousa Lopes surgem ao lado das obras de pintura produzidas na Turquia.
A exposição foi inaugurada hoje e estará aberta ao público até 26 de Agosto.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Público)

1 comentário:

Toutinegra Futurista disse...

Tenho de visitar antes de sair do país.
Bela sugestão. Excelente este blog
(Vou ainda visitar o Crónicas da Anatólia)