quarta-feira, 27 de junho de 2007

Festival MED arranca hoje em Loulé com Aynur


Arranca hoje, 27 de Junho, a quarta edição do Festival MED – Festival do Mediterrâneo, que vai animar o Centro Histórico da cidade de Loulé (Castelo, Cerca do Convento, Bicas Velhas e Largo da Matriz) até Domingo.
“World Music”, gastronomia, artesanato, animação de rua e artes plásticas são os principais ingredientes desta festa que é, acima de tudo, um encontro de povos, que pretende divulgar a cultura dos países da Bacia do Mediterrâneo e todas as outras culturas que estão na sua génese.
A cantora turca de origem curda Aynur, é a primeira cabeça de cartaz a entrar em acção no Festival MED. A artista actua às 21H30, na Cerca do Convento.
Aynur está na linha da frente dos mais consistentes artistas turcos a cruzar música tradicional com sonoridades ocidentais. A sua fabulosa voz ilumina canções tradicionais turcas e curdas - umas vezes mais intimistas, outras mais festivas -, acompanhada por um ensemble em que estão presentes instrumentos tradicionais, por vezes uma secção de cordas ocidental, percussões, baixo eléctrico e apontamentos de electrónica e programações. E a essência da música tradicional, se bem que modernizada, nunca é posta em causa.
Para além da música, quem for até ao Festival do Mediterrâneo vai ter outros motivos de interesse: gastronomia, artesanato, teatro de rua, animação com malabaristas, cuspidores de fogo, andas, exposições, feira do disco, e muito mais…

(Fonte: Agenda Alla Turca / Barlavento)



Sem comentários: