sexta-feira, 1 de junho de 2007

Documentário "Le Réseau", de Luciana Fina será apresentado em Istambul


De 8 a 10 de Junho, realiza-se o 4º Encontro Anual da Rede DBM (Danse Bassin Méditerranée), em Istambul, na Turquia.
Durante três dias, artistas e agentes culturais do Mediterrâneo encontram-se para trocar ideias e discutir temas relacionados com o desenvolvimento da dança na região, participando em conferências e workshops.
A DBM é uma organização independente que trabalha para dinamizar a dança contemporânea e as artes performativas no Mediterrâneo, facilitando a estruturação de uma rede, e estimulando a comunicação entre os artistas da região com a Europa e o resto do Mundo.
Desde a sua criação, em 1998, a DBM actua como colaboradora e co-organizadora de iniciativas, tais como: produção de espectáculos de dança, realização de seminários, festivais de dança e promoção de encontros entre artistas da região. Acima de tudo, a DBM tem como missão contribuir para o fortalecimento de um diálogo inter-cultural entre as diferentes raças e nações da região mediterrânica e, também, entre a região e os outros continentes.
Além da imensurável troca de conhecimento, os participantes poderão também assistir a diversas criações de coreógrafos franceses, portugueses, eslovenos, gregos e muitos outros, reunidos pelo nobre objectivo de, sem nenhuma hierarquização cultural, compartilhar as suas pesquisas com os seus colegas de trabalho.
De Portugal, o documentário "Le Réseau", de Luciana Fina, será apresentado no dia 8 de Junho, às 15 horas, no Instituto Cultural Francês de Istambul. "Le Réseau" acompanha uma rede de pessoas que contribuem para o DBM, durante encontros em Istambul, Tunísia, Cagliari e Marselha. No filme, os artistas falam sobre os seus desejos e expectativas num momento de tensão e confrontação das relações euro-mediterrânicas.
Este evento, tem o apoio, nomeadamente da Fundação Calouste Gulbenkian e da Alkantara.

Veja aqui mais detalhes da programação.

Sem comentários: