terça-feira, 5 de junho de 2007

Documentário de Sofia Trincão no Festival Internacional de Cinema de Bodrum

O 3º Festival Internacional de Cinema de Bodrum, que começou hoje e se prolonga até ao dia 10 deste mês, vai apresentar um total de 70 filmes provenientes de 24 países.
Entre esses filmes figura o documentário de Sofia Trincão, intitulado "Praia de Monte Gordo".
As gravações deste documentário iniciaram-se em 2005 e estenderam-se até ao Verão de 2006, o que permitiu captar as diferentes realidades vividas, ao longo de um ano, na praia de Monte Gordo. A narrativa do documentário, gravado integralmente na praia, inicia-se no Inverno e mostra depois a chegada do tempo quente, altura em que muitos pescadores abandonam temporariamente a faina para se dedicarem, durante três meses, à actividade turística.
"Praia de Monte Gordo" integra o projecto "Barcos do Algarve – litoral em mudança", uma série que se iniciou com o documentário "Praia da Lota 1989-2000", onde se mostram as transformações dos 25 barcos de madeira que, à data, pescavam polvo com alcatruzes. Embora sem data definida, o projecto prevê novos documentários sobre a actividade piscatória na Ilha da Culatra e na vila de Santa Luzia. Uma produção exclusivamente dedicada ao abate da frota pesqueira é outro dos projectos na calha. A realização deste documentário contou com o apoio da Câmara de Vila Real de Santo António, que também adquiriu 300 cópias do documentário para a divulgação e promoção do concelho.

Encontra mais detalhes sobre o evento aqui.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Barlavento)

Sem comentários: