domingo, 27 de maio de 2007

Fatih Akin retrata uma Alemanha materna em "Do Outro Lado"

Com "Auf Der Anderen Seite" ("Do Outro Lado"), Fatih Akin brinda-nos com um filme de enorme coração, que analisa as relações íntimas que unem Alemães e Turcos.
Ali (Tuncel Kurtiz) é um alemão de origem turca, professor universitário sem muita convicção. O seu pai apaixona-se por Ayten (Nurgül Yeşilçay), uma prostituta que não vê Yeter (Nursel Kose), a filha de 27 anos, há muito tempo. A paixão do pai por Ayten acaba de forma trágica, deixando o filho dele, Ali, com o desejo moral de procurar a filha de Ayten em Istambul. Paralelamente, Lotte (Patrycia Ziolkowska), uma estudante alemã, conhece Yeter, que fugiu da Turquia devido a problemas políticos. Lotte leva Yeter para a sua casa com a condescendência da sua mãe, Susanne (Hanna Schygulla). As duas apaixonam-se e Lotte terá de lidar com a deportação de Yeter para a Turquia.
Fatih Akin nasceu em Hamburgo em 1973 e é filho de pais turcos. Também realizou o filme "A Noiva Turca", exibido em Portugal e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2004. No ano seguinte, em Cannes, apresentou o documentário musical "Crossing the Bridges - The Sound of Istanbul".
À semelhança do filme "A Noiva Turca", "Do Outro Lado" fala-nos desses dois lados em que a sua existência criativa se tem dividido, a Alemanha e a Turquia, e as "fronteiras" que se estabelecem entre esses dois territórios.

Sem comentários: