domingo, 13 de maio de 2007

José Saramago em Istambul I


Numa iniciativa conjunta do município de Istambul e do Leitorado do Instituto Camões na Turquia, José Saramago irá visitar Istambul entre os próximos dias 14 e 19 de Maio. 

O escritor português terá oportunidade de debater com jornalistas e escritores turcos os conflitos culturais e civilizacionais que tão vincadamente se espelham hoje no país. Terá ainda lugar uma conferência sobre o papel dos escritores nas crises do mundo contemporâneo. 

Paralelamente, e assinalando o lançamento da edição turca do livro "As Intermitências da Morte", será inaugurada uma exposição sobre a sua obra e sobre as múltiplas traduções que a têm divulgado pelo mundo. 

José Saramago tem um total de 11 obras editadas na Turquia, todas elas publicadas no país após 1998, ano em que foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura, sendo o autor português com mais livros traduzidos na Turquia. 

Prova do seu sucesso junto do público turco é a tradução local do "Ensaio Sobre a Cegueira", que acaba de atingir a sexta edição. 

Para além de Saramago, também Fernando Pessoa, José Luís Peixoto e Manuel Tiago (Álvaro Cunhal) marcam presença nas estantes das livrarias turcas: Fernando Pessoa com seis obras traduzidas, José Luís Peixoto com o livro "Nenhum Olhar", e Manuel Tiago com "Até Amanhã Camaradas".

Sem comentários: