sábado, 26 de maio de 2007

"Do outro lado" de Fatih Akin recebeu o prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes


O filme "Do Outro Lado", do realizador turco-alemão Fatih Akin, ganhou hoje o prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes.
O filme conta "os destinos cruzados, na Alemanha e na Turquia, de homens e mulheres de origens diferentes", explicou o Júri Ecuménico. "Fomos sensíveis à dolorosa complexidade das perdas de referência e de relações, e à riqueza dos intercâmbios, passagens e convivências possíveis entre esses mundos", acrescentou.
O Júri Ecuménico é formado por seis "profissionais do cinema e cristãos de diversas culturas".
Fatih Akin já recebeu o Urso de Ouro de Berlim em 2004 pelo seu filme "Head On", traduzido em Portugal como "A Noiva Turca".
O filme "Auf Der Anderen Seite" ("Do Outro Lado"), foi recebido entusiasticamente na 60ª edição do Festival de Cannes, o que fez dele um forte candidato à Palma de Ouro.
"Do Outro Lado" é uma obra magnífica sobre o amor, a morte e as relações entre os seres humanos, na qual Fatih Akin, nascido na Alemanha mas filho de pais turcos, faz uma ponte entre os dois países, entre as duas culturas. Akin narra de forma comovente a história de diversas personagens, turcas e alemãs, cujas vidas estão profundamente ligadas e cujos caminhos se cruzam, sem que necessariamente se encontrem.

Sem comentários: