segunda-feira, 28 de maio de 2007

Fatih Akın recebeu prémio de Melhor Argumento em Cannes



O realizador alemão de origem turca, Fatih Akın, foi galardoado com o prémio de Melhor Argumento por "Do outro lado" ("Auf der Anderen Seite", "The Edge of Heaven"), o segundo filme da sua trilogia.
Premiado em 2004 pelo filme "A Noiva Turca" ("Gegen die Hand", "Head On"), que recebeu o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, Akın recebeu o prémio de Melhor Argumento em Cannes por "Do Outro Lado", segunda parte da trilogia Amor, Morte e Diabo, que começou com "A Noiva Turca".
Com apenas 33 anos, Akın foi também homenageado com o prémio do Júri Ecuménico por "contar habilmente a história dos destinos cruzados de homens e mulheres de diferentes origens na Alemanha e na Turquia", salientando "as dores e complexidades da perda da identidade cultural" e o "valor do intercâmbio cultural".
Ao receber o prémio, Akın fez questão de enviar uma mensagem à Turquia: "Precisamos de permanecer unidos ou perderemos," disse, referindo-se aos recentes protestos contra as ameaças à secularidade do Estado turco.

Sem comentários: