terça-feira, 26 de dezembro de 2006

"A Noiva" de Joana Vasconcelos está em Istambul



Foi inaugurada no passado dia 21 a 1.ª edição da Feira de Arte Contemporânea de Istambul. Até ao dia 24 de Dezembro, o Centro de Congressos e Exposições de Istambul, acolhe cerca de 180 artistas representados por 55 galerias provenientes de diferentes países, nomeadamente, Estados Unidos, França, Alemanha, Áustria, Bélgica e China. O grande objectivo dos promotores do evento é a introdução de Istambul no circuito das principais feiras internacionais de arte contemporânea e torná-lo numa plataforma de lançamento da nova geração de artistas turcos.
Por outro lado, o “Istanbul Modern”, primeiro museu da cidade dedicado à arte contemporânea, não está a ver correspondidas as suas expectativas iniciais no que concerne à captação de público. Teve de ajustar drasticamente as previsões de dois milhões de visitantes para um milhão, nos primeiros dois anos de funcionamento. Desde Dezembro de 2004 foram organizadas 16 exposições.
Actualmente está em exibição (até 2 de Fevereiro) a segunda exposição internacional da instituição: “Venice-Istanbul” que apresenta uma selecção de alguns dos trabalhos que integraram a 51.ª edição da Bienal de Veneza. A famosa obra “A Noiva”, um lustre colossal feito com tampões "OB", da portuguesa Joana Vasconcelos, integra a mostra.
A partir de Janeiro o museu contará com uma novo director: David Elliott, director fundador do Tokyo's Mori Art Museum, que já tornou públicas algumas estratégias para inverter o cenário, nomeadamente o alargamento do horário de abertura ao público.

(Fonte: Arte Capital)

Sem comentários: